Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2007 - UOL Notícias (Esporte) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Viúva de ditador revela fraude na Liga dos Campeões de 1971


Despina Gaspari, viúva de Giorgios Papadopoulos, ex-ditador da Grécia, declarou a uma rádio do país que a semifinal da Liga dos Campeões de 1971, entre Panathinaikos (Grécia) e Estrela Vermelha (Sérvia), estava arranjada para que o time grego avançasse à final. A informação sobre a entrevista foi divulgada pelo jornal sérvio Politika.

De acordo com Despina, diferentemente do que sempre se especulou na ex-Iugoslávia, a derrota mais traumática da história do Estrela Vermelha não se deveu à comida estragada servida pelos gregos aos sérvios e sim a um arranjo político.

"Quando cheguei à tribuna de honra naquele dia (data da semifinal), manifestei ao presidente do clube a minha preocupação com a dificuldade de o Panathinaikos reverter o placar do primeiro jogo (4 a 1 para o Estrela Vermelha.) Nesse momento, o meu marido me tranqüilizou e disse que tudo já estava combinado", revelou a viúva.

O time grego conseguiu a vitória na partida de volta por 3 a 0 e se classificou para a decisão, em que acabaria derrotado pelo lendário Ajax, de Johan Cruyff por 2 a 0, no estádio de Wembley , em Londres.

Ainda segundo Despina, Papadopulos nunca se arrependeu de interferir no resultado daquela partida. "Não podemos deixar ao azar algo de interesse nacional. O Estrela Vermelha nos deixará ganhar e receberá dinheiro por isso", teria dito o ditador à época.

Em 1991, vinte anos depois da suposta farsa, o Estrela Vermelha ganhou o seu único título da Liga dos Campeões pouco antes do início da guerra que esfacelou a ex-Iugoslávia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 296 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal