Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

24/07/2012 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Clonagem de cartões faz 240 vítimas em 6 meses

Consumidor deve ficar atento ao usar cartões em caixa automático ou comércio; OAB orienta como proceder.

Um golpe tem se tornado comum em Sorocaba, é a clonagem de cartões de banco. Nos primeiros seis meses de 2012, a polícia registrou 239 ocorrências de saques indevidos por clonagem de cartões de débito ou crédito, como informa o G1/ TV TEM.

Os criminosos costumam instalar na abertura de cartões um equipamento chamado chupa-cabras, que copia todos os dados do cartão do correntista. que filma o momento em que as senhas são digitadas. Depois de algumas horas as quadrilhas retornam aos bancos e retiram o chupa-cabras e a câmera.

Outro tipo de golpe também faz vítimas e normalmente é aplicado em todos os tipos de comércio que aceitam pagamentos com cartão. Para evitar, o cliente precisa ficar atento quando vai sacar dinheiro e até de olho na máquina de cartão do estabelecimento comercial.

O delegado Acácio Leite explica que os golpistas fingem que digitam o valor da compra na máquina e a entregam para que o clicente coloque a senha. No entanto, ao digitá-la, a senha entra no campo do valor, que não havia sido preenchido, e acaba ficando visível ao criminoso. Para esconder a fraude, o golpista diz ao cliente que a transação não foi concluída, e assim faz o processo normal, já de posse da senha do cartão.

O presidente da comissão de direitos eletrônicos da OAB Sorocaba orienta que a vítima registre um boletim de ocorrência e informe o banco por escrito. Ele diz que é o banco que precisa provar que foi o cliente quem fez a compra, para não ressarcir o valor.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 121 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal