Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

22/07/2012 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Compras para o Dia dos Pais elevam fraudes no comércio

Por: Fabiola Ribeiro

Saiba como se proteger da inadimplência por emissão de cheques sem fundo.

Faltando algumas semanas para o Dia dos Pais, uma das datas comerciais que mais movimenta o mercado varejista do país no mês de agosto, sobe a falta de segurança no recebimento de pagamentos com cheques sem fundo.

Uma pesquisa realizada no ultimo mês mostrou que o número de cheques sem fundos sobre o total emitido subiu de 2,08%, em abril, para 2,20%, em maio, no Brasil, sendo este o maior porcentual registrado para o quinto mês do ano desde 2009, quando o volume foi de 2,52%.

Pensando em facilitar e agilizar o processo de compras, a Autofax, empresa especialista no fornecimento de soluções tecnológicas para automação comercial, gestão e logística, apresenta ao mercado varejista uma solução para consultas cadastrais com informações sobre situações de cheque, como status "bloqueado" ou "nada consta", além de outros dados que também podem ser indicativos de alguma probabilidade de fraude.

Segundo Laércio Soares, diretor executivo e sócio da Autofax, é possível realizar consultas através da internet, terminais de consulta ou leitoras, a partir do CPF ou CNPJ, número do cheque ou através do CMC-7. "Criamos uma solução completa que, além destes serviços mencionados, também oferece a possibilidade de confirmação de endereço, telefone, alerta sobre documentos roubados, extraviados ou furtados, com tipo do documento, data e motivo da ocorrência, além de consulta de PEFIN: Dívidas vencidas e não pagas pelo CPF/CNPJ”, completa Laércio.

Conheça algumas dicas de como evitar fraudes em operações feitas com cheques:

1) Solicite ao emitente o cartão do banco e o original da cédula de identidade, bem como um número de telefone para confirmação. Confira os números do RG e do CPF e a assinatura que estão no cheque com os que constam em outros documentos e no cartão do banco;

2) Verifique os dados básicos do cheque: Confira se os dados que constam na parte superior do cheque são os mesmos dos códigos de barras da parte inferior. Os falsificadores dificilmente conseguem alterar estes números;

3) Anote os dados no verso do cheque;

4) Verifique se a foto no documento é do emitente ou se tem sinal de adulteração, ex: aparenta que a foto foi trocada;

5) Preste atenção nos casos em que o cliente fizer o cruzamento do cheque sobre os códigos de barra. Ele pode estar tentando encobrir dados adulterados. O mesmo vale para assinaturas.

6) Passe de leve o dedo indicador sobre o nome, o CPF e o n° do cheque e observe se não existem saliências. Falsificações nesses dados, realizadas com máquinas de escrever, são muito comuns.

7) Verifique o valor e a data de emissão;

8) Não aceite cheque previamente preenchido, nem rasurado;

9) Evite aceitar cheques não personalizados;

10) Se possível, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado;

11) Na impossibilidade de cumprimento de algum desses requisitos, condicione a venda à prévia compensação do cheque.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 180 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal