Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

20/07/2012 - 180 Graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Consumidor deve ficar atento para não ter o cartão clonado

Veja como proceder, telefone de contato e tire as dúvidas, ficando esclarecido sobre essa questões.

O conciliador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do PROCON Antônio Bacelar Júnior concedeu entrevista ao 180graus para dar informações sobre os dois casos recentes que deixam em alerta o consumidor piauiense.

No caso da resolução da ANATEL de paralisar a venda de linhas da TIM no Piauí, o representante PROCON do comentou que se trata de uma “faca de dois gumes”, em que nem as operadoras, nem os consumidores ficarão satisfeitos, porém é um “mal necessário”.

Para o conciliador a atitude da Agência Nacional de Telecomicanção é louvável, pois vai de encontro às resoluções já tomadas pelo PROCON, porém em nível nacional. “O propósito é mexer nos bolsos das empresas para melhorar o serviço. Na respçução, o consumidor não pode comprar nos próximos 30 dias linhas da TIM aqui no Piauí. Esse prazo dado pela Anatel é prorrogável acaso a operadora não apresenta, durante o prazo um plano de qualidade e expansão”.

Perguntado o que o consumidor pode fazer nesse caso, Antonio Bacelar explicou que o protesto pode acontecer somente via judicial, até porque o PROCON já fez, anteriormente, as notificações, além de ministrar as multas necessárias.

O conciliador do PROCON explicou que há, no Piauí, ações do Ministério Público contra a TIM, que já recebeu multas do órgão e ser líder de reclamações, por várias vezes, ao longo dos últimos anos. “É por isso que a ANATEL opta, agora, pela oneração de forma mais intensa, esperando que a TIM no Piauí e as outras operadora em outras regiões do país melhorem os serviços.

Bacelar Junior também falou sobre a necessidade do consumidor proteger os dados para evitar situações como a de ter cartão clonado, como tem acontecido no Piuaí por meio da quadrilha de que clonava cartões em postos de combustível no Piauí com ramificação no Rio Grande do Norte. “É importante utilizar o cartão em lugares de confiança, em postos de gasolina onde os funcionários são conhecidos, além de acompanhá-los na transaçãodo cartão”.

O PROCON recomenda mais ações, de acordo com o conciliador:
-Usar o cartão em estabelecimentos de credibilidade reconhecida publicamente;
-Usar preferencialmente o dinheiro em locais que não sejam de sua confiança;
-Não entregar o cartão a desconhecidos;
-Não abrir e-mail de bancos ou correspondentes solicitando seus dados.

Antonio Bacelar também recomenda que o PROCON ou a justiça sejam procurados, quando vierem as cobranças indevidas no cartão por conta do golpe dado pelas quadrilha .”Essa cobranças têm que ser estornadas (devolvidas) e, por conta, da repsonsabilidade objetiva que empresa tem, devolver a quantia independe se a empresa teve culpa ou não, ela tem a obrigação de ressarcir. Não resolvendo aí procurar o PROCON no telefone 3216.4550”.

O horário de funcionamento do PROCON é das 7h as 14h.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal