Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

17/07/2012 - RFI / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Senado dos EUA acusa HSBC de manipular dinheiro sujo

Por: Tim Shaffer


O Senado americano acusa o banco HSBC de ter manipulado bilhões de dólares de dinheiro sujo provenientes de cartéis mexicanos do tráfico de drogas e do financiamento de atividades terroristas. Hoje, o Senado vai ouvir executivos do banco que se comprometeu a colocar em prática toda uma série de medidas de controle.

O relatório da comissão do Senado, ligada à segurança interior, divulgado nesta segunda-feira, fruto de um ano de investigações, estima que a filial americana do HSBC, a HBUS, colocou em risco o sistema financeiro americano com atividades de lavagem de dinheiro, facilitadas por falhas no sistema de controle das autoridades reguladoras nos Estados Unidos.

De acordo com o relatório, a filial mexicana transferiu cerca de 7 bilhões de dólares suspeitos ao HBUS entre 2007 e 2008 e teria mantido relações financeiras com estabelecimentos bancários suspeitos de ligação com atividades terroristas em conexão com um banco da Arábia Saudita.

“Na era do terrorismo internacional, da violência relacionada à droga em nossas ruas e em nossas fronteiras, do crime organizado, deter o fluxo de dinheiro que apóia estes horrores é uma prioridade para a segurança nacional”, escreveu em um comunicado o senador democrata Carl Levin, que preside a comissão.

Hoje, o Senado vai ouvir executivos do HSBC. Em um comunicado de ontem à noite, o banco confirma que seus responsáveis se apresentarão hoje diante dos senadores da comissão.

“HSBC atua em conformidade com a lei em todas as partes onde está presente”, diz o comunicado. Mas reconhece que não conseguiu, no passado, “impor as normas que devem ser seguir pelos reguladores e os clientes.”

O banco também precisa que vai apresentar suas desculpas, reconhecer erros e se compromete a colocar em prática toda uma série de medidas de controle.

O HBUS possui 470 agências nos Estados Unidos e proporciona serviços a outros 1.200 bancos, entre eles, 80 filiais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 167 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal