Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

10/07/2012 - V News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia alerta população contra estelionatários do golpe do SMS

Moradores denunciam ação de golpistas em São José dos Campos e Taubaté. Bandidos mandam mensagens para tentar extorquir dinheiro das pessoas.

Que os bandidos são ousados, não há mais dúvida. A cada dia surgem novos crimes, truques diferentes. Mas os velhos golpes ainda fazem vítimas. E mais uma vez os golpistas estão usando sorteios de verdade para enganar e roubar. As equipes da Rede Vanguarda conversaram com pessoas de São José dos Campos e Taubaté que quase se tornaram vítimas do golpe.

O golpista age quase sempre pelo mesmo caminho, o telefone celular. E o golpe sempre começa atraente. "Vai vir sempre o oferecimento de uma vantagem econômica muito boa e a pessoa não pode acreditar nisso", alerta o delegado assistente da Seccional de São José dos Campos, Álvaro de Toledo.

O universitário Marcelo Costa, de Taubaté, e o empresário José Reis, de São José dos Campos não acreditaram. "Recebi que eu ganhei um carro, mas também desconfiei, porque não fiz nenhum cadastro na promoção", contou Costa

Já o joseense está participando da promoção do 'Avião do Faustão' e recebeu uma mensagem de texto dizendo que ganharia R$ 75 mil. "Pensei comigo, vai que é um prêmio que ganhei e não estou sabendo, mas aí liguei na Globo e vi que era golpe e fiz o alerta para a polícia".

A mensagem tinha detalhes suspeitos. O código 085 que aparece na frente do número é da região de Fortaleza, onde presidiários são suspeitos de aplicar golpes de dentro das cadeias. A mensagem também pedia que o suposto sorteado ligasse para o número com uma senha. Quando José Reis ligou, os golpistas pediram o número da conta bancária dele.

Isso é terminantemente proibido fazer, segundo a polícia, passar o número de documentos pessoais e dados bancários.

A repórter da TV Vanguarda, Karen Schmidt também recebeu uma falsa mensagem de premiação e gravou a conversa com os golpistas.

"É da mega promoção do Faustão"

Em um momento, o homem pede que ela vá a um caixa eletrônico.

"A senhora retira um extrato, tudo bem?"

E aí um detalhe para ficar atento. Os golpistas costumam cometer erros de português e fingem estar em uma central de telemarketing.

"Retirar um extrato pra "mim" repassar todo o procedimento pra "mim" transferir sua ligação para o setor financeiro para o gerente do Estado de Brasília"

Eles ainda pedem o saldo e o número da conta.

"Você forneça apenas o número de sua conta para que nós "possa" realizar uma identificação através de uma simulação bancária de transferência, tudo bem?"

Essa simulação bancária de transferência já seria, na verdade, o objetivo do golpe: transferir para uma conta dos bandidos o dinheiro da vítima, que nunca recebe a premiação prometida. A dica da polícia é simples. Desconfiar sempre. Afinal, não existe dinheiro fácil e os sorteios de verdade nunca vão pedir dados pessoais.

Os sorteios da verdadeira promoção "Avião do Faustão" ainda nem começaram. O primeiro será na sexta-feira. E os nomes das pessoas contempladas estarão sempre no site da promoção.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 283 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal