Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

10/07/2012 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cientista japonês pode ser recordista mundial em fraudes


O anestesista japonês Yoshitaka Fujii pode se tornar recordista mundial em publicar artigos científicos que nunca ocorreram. Nos últimos 19 anos, ele teve 172 estudos fabricados, totalizando mais do que o dobro do atual recordista, o alemão Joachim Boldt, também anestesista, com 90 fraudes. De mais de dois mil artigos retratados nas últimas quatro décadas, 13% foram de anestesistas. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Sociedade Japonesa de Anestesiologia constatou inicialmente que Fujii não possuía aval do comitê de ética da universidade onde trabalha, o que o impediria de fazer pesquisas com humanos. No entanto, parte dos trabalhos dele traziam dados de pacientes. Após pesquisar os arquivos e entrevistar coautores dos trabalhos, foi constatado que somente três de 212 artigos dele são verdadeiros. Além disso, o cientista forjava também pacientes, resultados, administração de medicamentos e parcerias com hospitais. Caso todas as revistas científicas enganadas peçam a retratação dos trabalhos, Fujii será o maior cientista falsário do mundo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 107 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal