Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

13/06/2012 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cartões de vale-alimentação viram alvos de hackers brasileiros

Por: Altieres Rohr

Golpe usa e-mail e página falsa em nome da Sodexo. Site aceita diferentes cartões emitidos pela empresa.

Especialistas em segurança brasileiros estão alertando para um novo golpe que busca roubar dados de cartões de vale-alimentação, vale-presente, entre outros, emitidos pela Sodexo. Uma mensagem que chega por e-mail informa o internauta que é necessário desbloquear o cartão. A página seguinte, clonada do site oficial, solicita o número e a senha.

Procurada pelo G1, a Sodexo foi questionada se sabia da existência da tentativa de roubo de dados e também quais orientações teria aos donos dos cartões. A empresa não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

O blog "Segurança Importa", do especialista Fernando Amatte, publicou sobre o novo golpe no dia 23 de maio. Amatte observou que "os golpes estão mudando qualquer informação que possa valer algo para você ou para alguém está na mira dos criminosos". Ele obteve acesso a uma pasta no servidor com 60 vítimas.

No último dia 31, Guilherme Scombatti publicou alerta semelhante também em seu blog, "Crimelandia". Analisando um golpe diferente do visto por Amatte, Scombatti também obteve acesso a uma pasta no servidor criminoso que abrigava a página falsa contendo dados de 12 vítimas do golpe.

A fraude é classificada como "phishing" ("pescaria"). No phishing, um criminoso envia um e-mail para milhares de pessoas, solicitando aos destinatários que acessem uma página falsa e forneçam os dados solicitados. O golpe é chamado de "pescaria" porque o e-mail enviado pelo criminoso é a "isca" na qual as vítimas precisam cair para serem roubadas.

Os ataques de phishing mais comuns envolvem instituições financeiras, principalmente bancos e empresas de cartão de crédito. No Brasil, o roubo de contas de programas de fidelidade de companhias aéreas também é popular. A fraude com o nome da Sodexo, envolvendo o roubo de cartões de vale-alimentação, é nova.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 529 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal