Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

12/06/2012 - Diário de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estelionatário portava 70 cartões clonados

Por: Derla Cardoso

Acusado é um jovem de 22 anos e estava com com notebook e equipamentos usados para fraude no ABCD.

A Polícia Civil de São Bernardo prendeu um jovem com 70 cartões clonados. A prisão foi feita na segunda-feira (11) no Parque Selecta, periferia da cidade. O preso, Adriano Marcilio Martins, de 22 anos, foi flagrado perto de casa. Ao ser abordado, segundo policiais, não resistiu e os levou até a residência onde era feita a clonagem dos cartões.

Além dos cartões, os investigadores encontraram um notebook, uma máquina conhecida como régua, que é usada na falsificação, além de uma máquina de cartão de crédito, na qual os dados bancários eram roubados.

Martins foi conduzido ao 1º DP (Distrito Policial) e autuado em flagrante por estelionato e falsificação de documentos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Victor Vasconcellos Lutti, o rapaz já tem passagem por roubo. “Ele já está no CDP [Centro de Detenção Provisória] da cidade e agora nosso trabalho é descobrir com quem ele agia. Eu vou pedir a quebra de sigilo telefônico dele e enviar o HD do computador para o IC [Instituto de Criminalística]”, explicou.

Segundo Lutti, o criminoso roubava as senhas das vítimas com a máquina, depois confeccionava os cartões e saia para gastar. É comum neste tipo de caso que sejam feitas compras de roupas, computadores ou outros equipamentos eletrônicos que possam ser vendidos com facilidade. Este é o segundo estelionatário envolvido com cartões preso pela delegacia este ano.

Prevenção /Para o coronel Helson Léver Camilli, novo comandante da polícia do ABCD, o crime não é comum na região se comparado com o restante do estado. Mesmo assim, de acordo com ele, é preciso se prevenir.

Em primeiro lugar, se for sacar dinheiro é bom evitar o uso de caixas eletrônicos que não forem do próprio banco. “O ideal é usar o serviço das próprias agências do banco e se possível, dentro do expediente de trabalho. Sabemos que sacar dinheiro em lojas de conveniência que possuem caixas, por exemplo, é mais arriscado. De repente alguém colocou um aparelho para roubar dados e você será prejudicado”, indicou o coronel.

O comandante ainda disse que antes de pagar a conta vale colocar a senha incorreta a primeira vez e proteger a tela no momento da digitação. O delegado também indicou evitar fazer compras em qualquer loja pequena. O argumento é que como não faz parte de grande rede pode ser mais fácil de ter problema.

“Você não sabe onde é que está. Se colocaram um chupa-cabra lá, que é como chamamos o dispositivo que rouba os dados e pegam até sua senha”, explicou. Lutti ainda indicou que ter seguro dos cartões é algo positivo caso aconteça alguma clonagem, já que os bancos podem devolver o dinheiro e cancelar as compras indevidas que foram feitas. “Quando mais segurança melhor.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 313 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal