Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

11/06/2012 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Previna-se: Dia dos Namorados é terreno fértil para golpes online

Cibercriminosos se aproveitam do apelo da data para disparar golpes, com o objetivo de enganar e roubar dados ou dinheiro ou fazer com que você clique em links maliciosos.

O Dia dos Namorados (12 de junho) é uma data de alto interesse para os cibercriminosos também. Eles se aproveitam do apelo da data para disparar golpes relacionados ao romantismo, com o objetivo de enganar e roubar as informações e dinheiro ou fazer com que o consumidor clique em links maliciosos. Os golpes podem surgir em seu e-mail ou serem direcionados por mensagens de texto ou via mídias sociais.

Veja lista alguns exemplos de truques comuns na data:

Spam com o tema – os remetentes de spams enviam e-mails com propagandas de relógios, rosas e outros produtos românticos com preços competitivos. Os links direcionam o consumidor a sites maliciosos, que pedem os dados do cartão de crédito e informações pessoais, e o consumidor acaba pagando por um produto que nunca receberá.

Esse tipo de ataque tem se tornado recorrente porque os spammers utilizam uma técnica chamada "snowshoe spamming", na qual disseminam spam por vários endereços da Internet para escapar dos filtros. Em muitos casos, empresas de "marketing" falsas e/ou suspeitas são usadas para enviar e-mails em massa.

E-cards perigosos – muitos namorados gostam de enviar cartões no dia 12. Não abra um e-card de alguém que não conhece. Ao clicar no link de um cartão falso, é possível fazer o download de um malware em seu dispositivo.

Em um exemplo recente, internautas receberam um e-card que parecia vir de um site de cartões legítimo, mas, quando o abriram, foram direcionados para o download da "última versão do Flash Player". Ao concordarem, foi instalado no equipamento um vírus que acessa os contatos e outras informações pessoais.

Golpes de namoro on-line – nesta época do ano, solteiros(as) procuram alguém especial na Internet. Ao visitar sites de relacionamento ou classificados on-line, lembre-se de que os remetentes de spams geralmente postam perfis falsos a fim de tentar atrair as vítimas para que enviem dinheiro, objetos de valor ou informações pessoais. É possível até ser abordado em uma rede social ou por e-mail por alguém que afirma estar à procura de um relacionamento.

Pesquisas perigosas – antes de conectar-se à Internet para pesquisar o presente perfeito do Dia dos Namorados, tenha em mente que spammers estão prontos para direcioná-lo a sites falsos que oferecem produtos abaixo do preço de mercado. Atraídos, os clientes inserem o número do cartão de crédito e informações pessoais para realizar a compra. O criminoso, no entanto, não terá apenas as informações do cartão de crédito do consumidor desavisado, mas também dados suficientes para roubar sua identidade.

Aplicativos mal-intencionados – muitos aplicativos românticos desenvolvidos para o Dia dos Namorados são, na verdade, ameaças disfarçadas que transformarão seu dispositivo em distribuidor de spams e malwares.

Em um exemplo de 2011, foi possível encontrar uma publicação no Facebook para um "Dia dos Namorados Especial" (referente ao Valentine’s Day nos Estados Unidos) que convidava os que clicassem o link para enviar um poema de amor para alguém especial. Assim que fosse acessado, o link enviava spams para os murais do Facebook de seus amigos com atualizações de status ou pesquisas que pediam informações pessoais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 131 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal