Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/10/2007 - Gazeta do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pirataria reduz locações quase pela metade

Por: Ricardo Düren e José R. Ribeiro


As cenas onde Wagner Moura, incorporando o capitão Nascimento, esbofeteia atores que representam traficantes e usuários de drogas, só deveriam ser vistas pelo público a partir do próximo dia 12. No entanto, o polêmico enredo do filme Tropa de Elite já pode ser assistido há duas semanas em praticamente qualquer canto do Brasil, inclusive em Santa Cruz do Sul. A partir de uma cópia que vazou do set, a indústria da pirataria espalhou por todo o País mais de um milhão de unidades do filme inédito.

Tentando reverter a situação, os produtores teriam alterado o final do filme e ainda anteciparam a estréia, ocorrida nesta sexta-feira no Rio de Janeiro e São Paulo. O caso ilustra o estrago que a pirataria faz no mercado formal. Em Santa Cruz, onde as cópias de Tropa de Elite podem ser adquiridas por R$ 6,00, empresas que trabalham com a locação de DVDs originais afirmam amargar prejuízos.

Conforme Fernando Eidt, presidente da associação Redevídeo, as cinco lojas de Santa Cruz integrantes do grupo já apresentam, neste ano, uma queda de 40% nas locações. Ele atribui o fenômeno à venda e até locação dos DVDs ilegais. “Os piratas estão agindo livres na cidade, sem temer nenhum tipo de controle”, afirma. Eidt alerta que o fenômeno vai causar demissões no mercado legal. “Isto deve ocorrer já neste verão”, adianta.

E já houve quem demitiu. Dono de uma rede com dez videolocadoras em Santa Cruz, Vera Cruz e Venâncio Aires, o empresário Wilson Fernandes de Moura revela que não teve outra alternativa, diante dos prejuízos atribuídos ao mercado ilegal. “Até poucos anos atrás eu tinha 60 funcionários. Hoje este número caiu pela metade”, lamenta.

CRIME ORGANIZADO

Bacharel em Direito e também membro da Polícia Civil, Moura acredita que a pirataria está vinculada ao crime organizado. “Há uma grande rede de falsificação e distribuição de filmes espalhada pelo País. Hoje a venda destes DVDs gravados chega a dar mais lucro que o tráfico de drogas, pois não enfrenta combate.” Ele lembra ainda que estes produtos são vendidos sem arrecadação de impostos. “Recursos que poderiam ser investidos na saúde, educação e segurança deixam de entrar para os cofres públicos. Quem compra material pirata incentiva a sonegação e o desemprego.”


SEM RECEIO

Fernando Eidt, da Redevídeo, revela que elaborou uma lista com 16 pontos onde haveria venda de DVDs pirateados em Santa Cruz do Sul. A Gazeta verificou que não é difícil detectar onde ocorre tal delito. Um dos pontos localizados pela reportagem, no Bairro Goiás, tinha os produtos expostos na vitrine. Sem saber que falava com jornalistas, a vendedora garantiu que os discos não provocam danos aos aparelhos. “São bem gravados”, disse, enquanto atendia uma mãe que escolhia DVDs de desenhos com o filho pequeno. Em outro ponto, no Centro, cópias de Tropa de Elite eram oferecidas por R$ 6,00, junto a capas feitas com uso de fotocópia. “As capinhas ainda estão feias, mas se voltar outro dia já posso ter umas coloridas”, garantiu o vendedor.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 337 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal