Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

26/05/2012 - R7 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Internautas se previnem contra golpe do SMS

Eles revelam que amigos e parentes perderam dinheiro com falsas premiações.

Os golpes das promoções de celular continuam fazendo vítimas há dez anos. A reportagem publicada pelo R7 neste sábado (26) repercutiu no Facebook, e os internautas contaram que conhecem pessoas que caíram na armadilha.

Uma delas, Luana Koehler Marques, diz que recebe muitos SMSs desse tipo.

“Meu amigo e a esposa caíram… Isso se chama desespero financeiro mais ingenuidade. Fala sério... Eu recebo direto que ganhei a promoção do Avião do Faustão”.

É muito comum que as mensagens façam referência a algum programa ou emissora de televisão.

A internauta Maria Auxiliadora Souza postou que seu marido quase foi vítima dos estelionatários.

“Este golpe tentaram fazer aqui em casa com o meu esposo!”

O golpe da falsa promoção há muito deixou de ser novidade, mas a frequência com que ainda é aplicado indica que continua a ser uma armadilha eficaz usada por criminosos. Na maioria dos casos, o objetivo é conseguir recarga telefônica ou induzir o “premiado” a realizar depósitos bancários em contas desconhecidas — requisito para receber o “prêmio”. A leitora Dudinha Ruas conta que sua amiga foi passada para trás.

“Minha amiga caiu esses dias e perdeu R$ 120 de graça. Coitada!”.

Cuidados importantes

Segundo o especialista em combate a fraudes Lorenzo Parodi, autor do livro Manual das Fraudes, na maioria dos casos, o prefixo dos telefones usados pelos golpistas é 85 ou 88, código de área de cidades do Ceará.

Chirlei Raulino não caiu, mas ainda recebe mensagens com essas características.

“Recebo mensagens do código de área 85. O povo tem que acordar, só o que cai do céu é chuva. Se você não participa de nenhuma promoção, não tem como ganhar”

De acordo com Parodi, a melhor prevenção é a verificação da promoção, independentemente da empresa citada.

— A verdadeira prevenção é a informação. Na hora em que você leu ou viu na TV ou conversou com alguém, você pode receber 50 mensagens e não vai cair nunca. Eu, por exemplo, recebi no meu celular pelo menos meia dúzia dessas mensagens. A última foi em fevereiro, quando ganhei um carro. Mas já ganhei casa também [brinca].

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 106 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal