Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

29/05/2012 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CVM altera norma que visa combater lavagem de dinheiro

Por: Diego Lazzaris Borges


SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou nesta terça-feira (29) no DOU (Diário Oficial da União) alterações na norma que trata da identificação e do cadastro de clientes junto às instituições, visando combater os crimes de "lavagem de dinheiro” ou ocultação de bens, direitos e valores. As mudanças estão na instrução CVM nº 523/12.

De acordo com a nova norma, as instituições devem adotar regras, procedimentos e controles internos, de acordo com procedimentos prévia e expressamente estabelecidos, “visando confirmar as informações cadastrais de seus clientes, mantê-las atualizadas, e monitorar as operações por eles realizadas, de forma a evitar o uso da conta por terceiros e identificar os beneficiários finais das operações”.

Pessoa politicamente exposta

Ainda de acordo com a autarquia, cabe às instituições supervisionar de maneira mais rigorosa a relação de negócio mantida com pessoa politicamente exposta, além de dedicar especial atenção a propostas de início de relacionamento e a operações executadas com estas pessoas, “inclusive as oriundas de países com os quais o Brasil possua elevado número de transações financeiras e comerciais, fronteiras comuns ou proximidade étnica, linguística ou política”.

A norma ainda aponta a necessidade de manter regras, procedimentos e controles internos para identificar a origem dos recursos envolvidos nas transações dos clientes e dos beneficiários identificados como pessoas politicamente expostas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 493 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal