Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

26/05/2012 - R7 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Saiba como não cair no golpe da premiação por celular

Falsas mensagens prometem prêmios como carros e casas.

O golpe

Realizado principalmente por presos ou facções criminosas, o golpe do falso sorteio por celular vem sendo aplicado no Brasil há mais de oito anos. Uma das finalidades é fazer com que a vítima compre recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas. Em alguns casos, a pessoa é induzida a fazer depósitos em contas bancárias como condição para a liberação dos supostos prêmios. As desculpas mais comuns para esses pagamentos são "impostos", "taxa de cadastro", "protocolo", "processamento", "doação".

"Premiações" mais usadas pelos criminosos

- Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas
- Falsos concursos e sorteios de grandes empresas
- Falsos sorteios e concursos de redes televisivas

*Em alguns casos, os estelionatários misturam as histórias, criando falsos concursos em conjunto. Os "prêmios" sempre são muito interessantes. Os mais recorrentes são carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.

Como evitar?

O especialista em golpes Lorenzo Parodi afirma que a melhor forma de prevenção é a informação. Para atestar a veracidade de uma promoção, segundo ele, o indicado é pesquisar o telefone da empresa citada e checar. Ele recomenda que a pessoa nunca entre em contato pelo do número que aparece na mensagem.

O que fazer se cair no golpe?

Caso seja vítima deste golpe, denuncie imediatamente o ocorrido à polícia, fornecendo os números dos cartões de recarga fraudados e o telefone de onde se originou a ligação.

Fonte: Fraudes.org / Lorenzo Parodi

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 247 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal