Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

21/05/2012 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF indicia servidor da Unirio suspeito de fraudar matrículas de Medicina

Ele vai responder por inserção de dados falsos e corrupção passiva. Alunos matriculados irregularmente poderão ser ouvidos novamente.

A Polícia Federal identificou um servidor da Unirio suspeito de envolvimento nas fraudes relacionadas à irregularidade de matrículas realizadas na Escola de Medicina e Cirurgia da universidade. Ele foi indiciado na quinta-feira (17), depois de prestar esclarecimentos. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

Segundo a PF, ele foi indiciado nos crimes de inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção passiva.

Ainda de acordo com a PF, foram detectadas inconsistências nas declarações prestadas pelos alunos supostamente beneficiados na fraude. Com isso, eles poderão ser chamados para depor novamente, para esclarecer as contradições. Mais servidores também serão intimados.

A assessoria da Unirio, até as 18h de segunda-feira (21), não se pronunciou sobre o indiciamento do funcionário.

A Polícia Federal abriu inquérito no dia 20 de abril, para investigar irregularidades no preenchimento de vagas na Escola de Medicina e Cirurgia, depois de denúncias sobre uma suposta existência de esquema de compra de vagas na instituição, feitas no início de abril.

As denúncias foram publicadas em reportagem do jornal O Globo. Cinco alunos teriam usado indevidamente números de matrículas canceladas por alunos aprovados, para se matricular no curso de Medicina. Eles estavam assistindo às aulas, e seus nomes constavam das listas de presença dos professores, apesar de não estarem na relação de convocados com base no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), única forma de acesso à universidade.

Controle de matrículas

Em outra reportagem publicada em O Globo, na terça-feira (24), o jornal afirma que a Unirio teria executado apenas 55,7% das 12.931 matrículas previstas pelo programa Brasil Universitário, do governo federal. Ainda assim, teriam sido gastos 96% dos R$ 91,6 milhões destinados a essa ação.

De acordo com o jornal, o documento da CGU com dados referentes a 2010 indica que não há controle confiável sobre as vagas dos cursos de graduação da instituição.

A reportagem também informa que o documento da CGU indica que a instituição de ensino não tem a contagem do número de estudantes matriculados em cursos à distância e tem dificuldades de captação dos dados referentes a alunos matriculados na modalidade presencial.

Segundo O Globo, trechos do relatório dizem que “a coleta e o tratamento dos dados sobre alunos matriculados são falhos e não fornecem às informações geradas confiabilidade bastante para serem utilizadas pelo gestor como ferramenta decisória. (...) Consideramos insuficiente o aproveitamento do sistema gerencial, o Sistema de Informações para o Ensino (SIE), adquirido em 2002 e até hoje não implantado em sua totalidade”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 136 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal