Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

15/05/2012 - Cenário MT Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Internautas denunciam possível fraude na mega-sena


Tem circulado na internet que o sorteio da mega-sena teria sido fraudado, já que haveria uma coincidência de repetição de números em alguns concursos em seqüência.

Para ganhar o prêmio máximo da Mega-Sena — a sena — , é necessário acertar a sena, o que significa obter coincidência entre seis dos números apostados e os seis números sorteados, de um total de sessenta dezenas (de 01 a 60), independentemente da ordem da aposta ou da ordem do sorteio. O concurso prevê também a chance de se ganhar parte do prêmio máximo.

A chance de acerto da sena com apenas uma cartela com seis números, já que é possível jogar até 15, é de 1 em 50.063.860.

A chance é igual para qualquer combinação, inclusive jogando na seqüência 1-2-3-4-5-6, e foi isso que chamou a atenção de alguns jogadores, que notaram algumas combinações que pareciam estranhas e começaram a divulgar pela internet, seja por email ou redes sociais.

Como exemplo eles colocam os concursos 1225 e 1226, onde foram sorteados os números 31-32-34-40-50-55 e 10-31-40-50-55-56 respectivamente. Nos concursos seguintes 1227, 1228 e 1229, alguns números continuaram aparecendo, deixando ainda mais intrigados os jogadores.

O sorteio da mega-sena, é geralmente feito através no Caminhão da Sorte, que percorre o Brasil e em cada cidade algumas pessoas são convidadas para participar do sorteio além dos auditores contratados para acompanhar o andamento.

A Caixa Econômica Federal nega que tenha havido irregularidades nos sorteios e de que as informações teriam sido passadas por email por uma funcionária. Para isso, a empresa enviou uma nota comentando o assunto:

Nota da Caixa Econômica Federal

Sobre o assunto, a área de loterias da CAIXA vem esclarecer:

- As bolas utilizadas nos sorteios são numeradas e coloridas para facilitar a identificação. Todas elas possuem o mesmo peso e diâmetro. São de borracha maciça e são pesadas periodicamente. Tanto as bolas quanto o equipamento utilizado para os sorteios são fabricados por uma empresa francesa de notória especialização internacional em equipamentos para sorteio de loterias, a RYO CATTEAU.

- Para atribuir transparência e lisura ao processo, a CAIXA realiza os sorteios de todas as loterias federais em lugares abertos, com a presença e participação de pessoas e órgãos de imprensa pertencentes à comunidade local.

- Os sorteios são realizados no Caminhão da Sorte, unidade móvel que percorre todo o Brasil. Desde 1998, o Caminhão já visitou 294 municípios. É por meio desse veículo que a CAIXA democratiza o sorteio fazendo com que a população, tanto de grandes capitais como de cidades de interior, possa acompanhar de perto todo o processo.

- O evento dos sorteios conta com a participação do público local. O sorteio das bolas é acompanhado e validado formalmente por empregados da CAIXA e por outras duas pessoas do público que atuam como auditores populares. Os números sorteados, bem como a identificação dos auditores populares, são registrados em ata.

- Os globos são eletro-mecânicos e permanecem girando em velocidade constante até que alguém do público presente acione o controle remoto para ejeção da bola.

- Não existe nenhum inquérito na Polícia Federal que envolva qualquer denúncia ou desvio na gestão das Loterias da CAIXA e/ou na prática dos sorteios.

- Também inexistem matérias exibidas pelas emissoras de televisão Rede Globo e Band com referência ao tema. Tais assertivas podem ser facilmente confirmadas com uma simples consulta a esses órgãos de imprensa.

- A CAIXA criou uma página para que a sociedade também acompanhe onde acontecem os sorteios das Loterias Federais. Basta acessar o endereço www.caixa.gov.br e clicar em CAMINHÃO DA SORTE embaixo de LOTERIAS.

- Desde seu lançamento, em 1996, por intermédio de 653 sorteios, a Mega-Sena já pagou o total de R$ 3,3 bilhões para mais de 4 milhões de bilhetes premiados (em suas 3 faixas de premiação).

- Considerando que o maior patrimônio das Loterias CAIXA - que é a credibilidade, não pode ser atacado com tamanha leviandade, mesmo em se tratando de bri cadeira de mau gosto, a CAIXA está buscando o rastreamento da origem e da retransmissão das mensagens registradas e identificadas na Internet, visando à adoção das providências cabíveis à espécie.

Superintendência de Loterias e Jogos da CAIXA.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 880 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Toninho Bonvicini - 17/05/2012 01:15

Essa estória de fraude nas loterias é uma bobagem. No minimo porque, como a Caixa leva, salvo engano, 10 da arrecadação bruta, o que significa 20 do premio, ela "ganha" na megasena a cada 5 sorteios. Alguém trocaria essa segurança por uma aventura ? Matar a galinhados ovos de ouro ?



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal