Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

14/05/2012 - RFI Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Primavera Árabe gera recorde de denúncias de lavagem de dinheiro


O organismo suíço de comunicação sobre lavagem de dinheiro, com sede em Berna, registrou em 2011 um aumento recorde de denúncias enviadas por bancos ou intermediários relativas a operações suspeitas de clientes do Egito, da Tunísia, Líbia e Síria, todos países da chamada Primavera Árabe, notórios pelo elevado grau de corrupção de seus dirigentes.

Em 14 anos de atividade, o organismo suíço nunca havia recebido tantas denúncias, representanto um volume global de 6,9 bilhões de reais. Em 2011, foram registrados 135 casos suspeitos envolvendo clientes egípcios, tunisianos, líbios e sírios, de montante equivalente a 1,2 bilhão de reais.

As principais denúncias diziam respeito a suspeitas de fraude, corrupção e tráfico de drogas. Em 2010, ano precedente ao turbilhão que derrubou ditadores e mudou a configuração política do mundo árabe, nenhum caso suspeito foi informado.

Por outro lado, as autoridades suíças assinalam que as operações financeiras suspeitas de ligação com o terrorismo continuam limitadas: 13 queixas em 2011 contra 10 em 2010, no valor global de 320 mil reais, a quantia mais baixa nos últimos dez anos.

A maior parte das denúncias foi apresentada por bancos instalados na Suíça. As empresas de transferência de fundos também são consideradas boas informantes, pois quadruplicaram suas comunicações ao órgão de combate à lavagem de dinheiro em 2011.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 126 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal