Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

09/05/2012 - TopNews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mais 5 são presos por fraudes; todos culpam ex-coordenadora por rombo de R$ 12,9 mi


Mais cinco pessoas investigadas no esquema de desvios de recursos públicos da Conta Única do Estado tiveram mandados de prisão temporária (5 dias) cumpridos pela Polícia Judiciária Civil. Na manhã desta quarta-feira, a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública cumpriu ordens judiciais contra Celina Augusta de Ceni, Francisco Antonio Cardoso, Geverson Alves Proença e na terça-feira se apresentaram Paulinete Auxiliadora Neves dos Santos e Edson Rodrigo Ferreira Gomes.

Conforme a delegada Cleibe Aparecida de Paula, todos serão ouvidos até o final desta semana. A delegada também informou que outro investigado, Antonio Barrote, foi encontrado no Estado da Bahia, onde está trabalhando em uma obra como pedreiro. “Ele dispôs se apresentar na Delegacia até o final deste mês para prestar esclarecimento”, disse.

Ar condicionado

Nesta manhã, a delegada interrogou Celina Augusta de Ceni, que contou que cedeu sua conta corrente para Vicente Ferreira Gomes, pai de Edson Rodrigo Ferreira Gomes, que foi interrogado na terça-feira. A mulher disse para a delegada que conhece Vicente desde a adolescência e que ele teria pedido para usar sua conta para receber dinheiro proveniente de créditos, precatórios e honorários trabalhistas.

Na conta dela foram movimentados R$ 400 mil, dinheiro entregue a Vicente Ferreira Gomes, cujo único benefício que teria recebido foi um ar condicionado. A delegada ressaltou que Celina é uma pessoa muito simples.

Na terça-feira, foi interrogado o servidor terceirizado, Edson Rodrigo Ferreira Gomes, que trabalhava na Secretaria de Estado de Fazenda, na Conta Única, sob a coordenação de Magda Mara Curvo Muniz, apontada nas investigações como a chefe do esquema.

Edson revelou que quando entrou na Sefaz, Magda já estava trabalhando no setor e tempos depois acabou descobrindo o esquema. Ele disse que procurou Madga e informou que sabia do esquema, quando passou a ser pressionado por ela para entrar na fraude.

O suspeito Edson confessou à Polícia Civil que inseriu 11 pessoas na lista de “laranjas” enviadas em arquivos ao Banco do Brasil para os pagamentos fraudulentos. Do montante, repassada 80% do valor desviado para Magda e ficava com 20%. Ele declinou todos os nomes cooptados para a fraude.

20 presos

O inquérito policial que deu origem a operação “Vespeiro”, deflagrada na quinta-feira passada já contabiliza 20 presos da lista de 45 pessoas com pedidos de prisão. As investigações da Polícia Civil foram abertas em fevereiro deste ano por requisição do Ministério Público Estadual e determinação do governador Silval Barbosa, para desvios de recursos públicos da Conta Única, pelo sistema BB Pag, ocorridos entre os anos de 2007 a 2011.

No levantamento da Auditoria Geral do Estado foram identificadas 32 pessoas que estavam recebendo recursos públicos sem nenhuma relação com o Estado, referente ao período de 2010 a 2011. No entanto, a Auditoria verificou que a fraude ocorria desde 2007. “Investigamos cada um deles, para saber sua ligação com os servidores que operavam o esquema, quem manipulavam e quem era beneficiário. Agora as investigações continuam com a análise do material apreendido e os interrogatórios”, complementou o delegado Rogério.

A delegada Cleibe Aparecida de Paulo disse que a Polícia Civil pretende concluir as investigações nos próximos 30 dias. No final dos trabalhos a Delegacia irá fazer a individualização da conduta de cada um dos envolvidos para o indiciamento ou não de todos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 436 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal