Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/10/2007 - Expresso Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Organização de solidariedade sob suspeita

Por: Raquel Moleiro


Em Portugal, a Federação Humana People to People é conhecida pelos contentores verde-escuro onde se coloca roupa usada, Mas esta organização, que trabalha em prol da "cooperação para o desenvolvimento", é só um braço de uma imenso movimento internacional de origem dinamarquesa, de seu nome Tvind, presente em África, Ásia, Europa e América. Na sua génese está Morgens Amdi Petersen, o gurú, procurado por indícios de evasão fiscal de €14,5 milhões e desvio de fundos. Depois de uma absolvição em 2006, desapareceu. No dia 9 de Novembro será novamente julgado na Dinamarca, à revelia, juntamente com mais dirigentes.

A organização está presente em Portugal há quase dez anos, onde se dedica quase exclusivamente à recolha de roupa usada, que vende para financiar projectos em África. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, existe um inquérito em investigação pelo Ministério Público na Comarca do Montijo. O processo remonta a 2002, tendo sido "espoletado por uma denúncia anónima de fraude fiscal", disse ao Expresso fonte judicial. Os computadores da Humana foram apreendidos, mas passados cinco anos a associação não foi notificada de qualquer acusação ou decisão da administração fiscal. Em entrevista ao Expresso, Karin Wallin, directora da Humana Portugal, responde a todas as acusações e dúvidas sobre o movimento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 455 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal