Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/10/2007 - Portugal Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

«Anti-Phishing Phil»: escape às fraudes digitais

Por: Judite França


O PortugalDiário e o Rádio Clube, no programa «Escolhidos a Dedo», mantêm um espaço de parceria, todas as quartas-feiras. Uma rubrica de tecnologia, Internet e inovação, realizada pelos jornalistas do PortugalDiário.

Chama-se «Anti-Phishing Phil» e ajuda o cibernauta a reconhecer os sites fraudulentos com dicas de segurança, num jogo lúdico e muito eficaz.

Uma equipa de cientistas norte-americanos desenvolveu um jogo on-line para ajudar a identificar, e evitar, os cada vez mais frequentes phishing scams.

Neste tipo de fraude digital, os criminosos aproveitam a ingenuidade ou desatenção das vítimas e usam códigos em sites e e-mails falsos, geralmente em nome de instituições reconhecidas. A estratégia acaba no roubo dos dados pessoais e bancários dos mais desatentos.

Neste jogo, o cibernauta é um peixinho chamado Phil, que tem como missão saber diferenciar entre o isco perigoso e aquele que não lhe será fatal. Phil, o peixinho, conta com a sabedoria do seu pai, que a cada fase do jogo oferece boas dicas de segurança. Tudo para que o internauta saiba identificar os falsos endereços que estão espalhados pelas Internet à espera de enganar um peixinho desprevenido.

Testes provam que quem passou 15 minutos a jogar este quiz saiu-se melhor na identificação de fraudes electrónicas do que as pessoas que gastaram o mesmo tempo lendo indicações e notas de alerta sobre segurança na net.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 327 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal