Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

26/04/2012 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Suposto investidor aplica golpe de mais de R$ 40 milhões; veja dicas para fugir de fraudes

Por: Diego Lazzaris Borges


SÃO PAULO - A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta semana um suposto golpista que usava dinheiro de amigos e parentes para investir na Bolsa de Valores e acabou gerando um prejuízo de mais de R$ 40 milhões.

De acordo com a Polícia, ele se dizia corretor na BM&FBovespa e prometia ganhos acentuados. Entretanto, o retorno não veio e ele diz ter perdido todo o valor aplicado. A Bolsa afirmou que o suspeito não trabalha e nunca fez parte do quadro de funcionários da casa.

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), fraudes e golpes envolvendo aplicações financeiras são comuns e é importante se prevenir para evitar prejuízos. Por isso, a entidade listou alguns cuidados que o investidor deve ter antes de confiar seus recursos nas mãos de uma empresa ou uma terceira pessoa. Confira:

1 - Investigue bem antes de investir
Em primeiro lugar, a entidade afirma que é importante investigar bem antes de investir. “A informação é a primeira linha de defesa contra golpes financeiros. Procure conhecer o mercado antes de investir, não apenas quando decide investir. A formação do investidor é uma atividade permanente”.

Também é preciso desconfiar de promessas de retornos elevados com baixo risco. “Rentabilidade e risco costumam andar de mãos dadas. Se é bom demais para ser verdade, provavelmente não o é”, diz a CVM.

Além disso, o investidor deve basear a sua decisão em questões objetivas. “Golpistas são normalmente pessoas simpáticas e que estão habituadas a mentir, por isso, tenha um espírito crítico”.

2. Verifique sempre ofertante/intermediário
Em primeiro lugar, a CVM ressalta que apenas instituições financeiras autorizadas (bancos, distribuidoras, corretoras etc) podem oferecer operações no mercado de valores mobiliários. É possível consultá-las no site da CVM (em Participantes do Mercado).

Além disso, os agentes autônomos de investimento devem ser contratados por intermediários, ou seja, pela corretora de valores e não pelo próprio cliente.

A CVM também afirma que não há necessidade de registro na entidade para oferecer cursos em mercado de capitais. “Mas esse é um método muito utilizado por pessoas que não têm autorização para atuar na intermediação, de modo a se aproximarem do público e oferecerem seus serviços”, diz a entidade.

3 - Tenha certeza de que entendeu os riscos e as características do investimento antes de investir
De acordo com a CVM, o investidor não deve ter receio de fazer perguntas. “Golpistas costumam questionar sua inteligência para compreender a proposta de investimento, na esperança de que você se cale, mas tenha certeza de que todos estão sujeitos a fraudes, mesmo aqueles mais bem informados”.

Também é preciso decidir com calma. “Desconfie de oportunidades apresentadas como imperdíveis que exigem, por qualquer motivo, uma decisão imediata. O objetivo pode ser o de evitar que você reflita um pouco mais e desista”, aponta a autarquia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 197 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal