Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

23/04/2012 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dicas para evitar as fraudes com cartões bancários

Por: Catarina Melo

Conheça as “regras de ouro” para prevenir as fraudes com cartões bancários.

Os cerca de 20 milhões de cartões bancários que existem em Portugal são um universo muito apetecível para burlões. Mas, a comodidade desta forma de pagamento não necessita de estar em causa se forem tomadas algumas cautelas. Aqui ficam cinco dicas a ter em conta quando utilizar o seu cartão.

1 - Proteger códigos
Quando receber o cartão memorize o código. Se anotar o código pessoal evite fazê-lo no telemóvel ou guardá-lo no mesmo local em que mantém o cartão. Evite ainda escolhas óbvias para o PIN e não use o mesmo número para todos os cartões. Quando usar uma caixa automática ou terminal proteja a digitação do código, para prevenir que outras pessoas o possam ver.

2 - Cartão sempre à vista
Quando utilizar o cartão no pagamento de compras nunca se afaste e preste atenção à forma como está a ser manipulado e certifique-se de que este é passado num único equipamento para prevenir que seja clonado.

3 - Não revelar dados
Se lhe ligarem a pedir dados pessoais ou do cartão de crédito, mesmo que digam que é um pedido do banco, nunca os forneça. Os bancos não contactam os clientes a pedi-los. Proceda da mesma forma em relação a e-mails com pedidos similares. Também não aceda a ‘links', supostamente do emissor do cartão, já que podem conter conteúdos maliciosos.

4 - Alerta na internet
Antes de fazer uma compra certifique-se de que o site tem garantia de segurança. Estas páginas têm o símbolo de um cadeado e o URL tem a seguinte indicação https://. Para minimizar o risco de fraudes nas compras pela internet, recorra aos cartões temporários com limite de crédito, como é o caso do MBNet.

5 - Como agir em caso de perda, extravio ou roubo
Caso o seu cartão desapareça ou seja roubado, reporte-o imediatamente ao banco. Assim, menor será o risco deste ser utilizado de forma fraudulenta, bem como menores serão as suas responsabilidades por utilização indevida. É que, após a notificação, o cliente deixa de ter responsabilidade sobre movimentos efectuados com o cartão. Deve também avisar as autoridades, já que alguns emissores exigem a participação para accionar o seguro do cartão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 700 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal