Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

17/04/2012 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Queixas de fraudes com cartões bancários disparam 40%

Por: Catarina Melo

No último ano, entraram na PJ 1.550 queixas de fraudes associadas a cartões bancários. A internet é a principal responsável por esse número de queixas.

O recurso aos cartões bancários tornou-se num hábito indispensável para a generalidade das pessoas, pela comodidade que oferecem no dia-a-dia. Contudo, a utilização desta forma de pagamento tem riscos associados. Um dos principais é ameaça de fraude. De acordo com dados da Polícia Judiciária (PJ), o número de queixas de fraudes com cartões tem vindo a acelerar. Só no ano passado, entraram 1.550 queixas associadas a este tipo de crime, um número que representa uma subida de perto de 40% face às 1.115 queixas apresentadas em 2010. Estes valores comparam ainda com um acréscimo de cerca de 2,5% no número de queixas que se tinha verificado entre 2009 e 2010.

Segundo Patrícia Silveira, coordenadora de investigação criminal da PJ, a subida acentuada de queixas no último ano não é propriamente uma consequência da crise económica. "O número de queixas tem vindo a aumentar de forma gradual de ano para ano, mas não é possível estabelecer uma relação directa com a crise. Existem várias razões que o justificam e que são decorrentes da evolução da própria vida das pessoas". Como explica a coordenadora da PJ, "o acesso aos cartões e à internet é maior e por isso é normal que também haja um aumento das fraudes associadas a essas formas de pagamento. As próprias entidades bancárias também obrigam as pessoas a apresentar queixa, de forma a que os seguros possam ser activados".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 470 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal