Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

14/04/2012 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aprenda a escapar das fraudes no empréstimo

Em 2011, 3.320 aposentados e pensionistas do INSS foram enganados. Bancos querem agilizar a contratação.

As quadrilhas especializadas em golpes contra aposentados e pensionistas do INSS estão mais ousadas. De 2010 para 2011, o número de fraudes no empréstimo consignado registrado pelo INSS cresceu 19,7%: foi de 2.773 em 2010 para 3.320 no ano passado.

Os dados foram revelados pelo diretor de benefício do INSS, Benedito Alberto Brunca, durante a reunião da Frente Parlamentar de Defesa do Idoso na Câmara dos Deputados. Uma em cada cinco reclamações recebidas pelo INSS sobre os empréstimos consignados é detectada como golpe.

“É um índice altíssimo. Precisamos de mecanismos eficazes de proteção aos idosos”, disse a deputada Flávia Morais (PDT-GO), coordenadora da frente parlamentar.

A contratação de empréstimo com desconto no benefício, segundo o INSS, gira em torno de R$ 120 bilhões. De acordo com o diretor de benefícios do INSS, em muitos dos casos de fraude no empréstimo, o golpista usa documentos falsificados para fazer a contratação em nome do aposentado ou pensionista. Quando o empréstimo é liberado, a quadrilha saca o dinheiro e deixa o idoso com a dívida.
De acordo com o INSS, foram identificados casos em que parentes e amigos do aposentado participaram do golpe.

O deputado federal Marllos Sampaio (PMDB-PI) propôs um projeto de lei que aumenta de quatro para dez anos a pena para quem fraudar o consignado, inclusive se o fraudador for parente da vítima. O INSS estuda mudanças no empréstimo para inibir a ação das quadrilhas. No entanto, os próprios aposentados e pensionistas podem, com medidas simples, evitar o golpe do consignado. O primeiro cuidado é com a documentação. Nunca forneça o número do benefício ou documentos para estranhos. Outra medida importante é conferir os débitos programados para o benefício.

A consulta pode ser feita pela internet a partir do dia 15 do mês anterior ao pagamento.Se houver algum débito indevido de empréstimo, o segurado deve ligar para o telefone 135 do INSS e procurar o banco.

Consignado pode ficar mais barato, rápido e seguro

No próximo dia 26, serão avaliadas algumas propostas de mudanças nas regras do empréstimo consignado com desconto na folha do INSS. O Conselho Nacional da Previdência Social, formado por representantes dos aposentados, dos bancos, do governo e dos empresários, vai decidir se aprova ou não o pacote de mudanças proposto no mês passado pelos aposentados e bancos.

Entre as mudanças defendidas pelos aposentados estão a redução da taxa de juros (atualmente o teto é de 2,34% ao mês), o fim dos representantes autônomos (conhecidos como pastinhas) e a redução da margem consignável de 30% para 20% do valor do benefício.

Os bancos querem medidas que possam diminuir o custo operacional do empréstimo e agilizar a contratação. Também está em estudo no conselho a liberação do valor do empréstimo diretamente no crédito do benefício para dificultar a ação dos golpistas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 176 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal