Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

11/04/2012 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aposentados se tornam vítimas do empréstimo consignado

Por: Fabiana Pimentel


SÃO PAULO - Em 2011, foram registradas no Brasil 15 mil reclamações com relação ao empréstimo consignado, modalidade em que o desconto é feito no contracheque do trabalhador ou do aposentado.

Segundo o diretor de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Benedito Brunca, no ano passado, 3.320 pessoas foram vítimas de fraudes. Entre as mais comuns, ele destacou o uso de documentos falsificados por terceiros para conseguir empréstimos em nome da pessoa lesada.

De acordo com a Agência Câmara, a reunião da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, foi promovida para discutir o tema, principalmente quanto ao problema do endividamentos de idosos que fazem uso dessa modalidade de empréstimo. “Esse setor movimenta R$ 120 bilhões no Brasil atualmente. Existem no País 65 instituições financeiras, destas 14 são bancos que fazem o pagamento dos benefícios”, comenta Brunca.

Coagidos

Segundo a coordenadora Nacional de Políticas para os Idosos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Neuza Muller, outro problema enfrentado pelos aposentados é a coação.

De acordo com ela, o número gratuito Disk 100 tem recebido grande quantidade de denúncias de idosos que se dizem coagidos por parentes para contratar o empréstimo consignado. “Outro problema é muitas vezes há um assédio por parte de financiadoras que ligam para oferecer o serviço”, afirma.

Pela lei, a pessoa pode comprometer até 30% da renda, em até 60 parcelas. No entanto, em muitos casos, o comprometimento da renda é bem maior, pois há aposentados que fazem novos empréstimos antes de quitar a dívida anterior.

Atualmente, existem 56 milhões de contratos firmados em todo o País. De acordo com o Ministério da Previdência Social, 70% das pessoas que usam essa modalidade de empréstimo ganham em média três salários mínimos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 291 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal