Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

24/03/2012 - Rostos Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso serviço de streaming online utilizado em fraude bancária

A Bitdefender localizou uma fraude que usa um falso reprodutor online para redirecionar os utilizadores para páginas html comprometidas e, assim, roubar informações de cartões bancários.

A Bitdefender®, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança para Internet, localizou uma nova fraude de rouba informações bancárias aos utilizadores.

Os ciberdelinquentes aproveitam-se desta vez de um dos principais passatempos dos utilizadores: os filmes. Com o advento da Internet de alta-velocidade, os fãs de cinema transferiram-se dos DVD´s para o streaming online. Contudo, em muitas buscas pelos grandes filmes, alguns utilizadores podem dar de caras com armadilhas digitais e promessas de serviços gratuitos que podem ser ameaçadores para as suas poupanças.

Esta ameaça propaga-se através de uma simples busca através do Google por um bom reprodutor de filmes. Entre os resultados possíveis no motor de busca, a Bitdefender localizou um que se apresenta uma página online que oferece um reprodutor de vídeo com o nome de Web Player. O problema reside no facto de que, apesar do EULA e um sem número de dados de identificação, este software é na realidade um código malicioso (designado pela Bitdefender de Trojan.FakePlayer.B), e uma vez instalado, pede ao utilizador que se registe com um e-mail e password.

Independentemente dos dados que a vítima insira, é redireccionada para uma página html que alegadamente oferece uma variedade de reprodutores de vídeo online para um alargado número de filmes clássicos e novidades. A página html não é sempre a mesma, pelo que a Bitdefender já conseguiu identificar cerca de meia dúzia delas até ao momento. Aparentemente, os ciberdelinquentes construíram diversos sites do mesmo tipo, de forma a contornar o bloqueio de uma das páginas por parte da solução de anti-vírus em utilização, havendo sempre outra para escolher.

"Estas páginas online são, aparentemente, semelhantes. Os seus nomes divergem, mas os conteúdos são bastante similares: oferecem filmes para alugar ou ver online. Uma vez registado, as verdadeiras armas revelam-se ao ser requerido ao utilizador determinadas informações de cartões de crédito.", comenta Catalin Cosoi, Chief Security Researcher da Bitdefender, que explica: "Prover esses dados será um grande erro. Neste ponto, o utilizador acabará por pagar pelo falso serviço, ao mesmo tempo que toda a informação sensível referente aos cartões de crédito será guarda no servidor dos ciberdelinquentes. Desta forma, os ciberdelinquentes poderão no futuro ter acesso às contas bancárias dos utilizadores e ao seu dinheiro, sem o seu consentimento."

De maneira a evitar este tipo de ameaças, os utilizadores precisam instalar um bom anti-vírus, com uma firewall sólida e manter as actualizações em dia. Mais, têm que evitar instalar qualquer software de aplicações que surja em janelas pop-up online, sobretudo se não tiverem feito nenhuma busca pelo mesmo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 124 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal