Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

26/03/2012 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Para proteger aposentado de fraudes do consignado

Por: Max Leone

Previdência Social implementa projeto piloto que permitirá a segurado do INSS fazer denúncias criminal e administrativa contra golpes ao mesmo tempo em um único lugar.

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS vítimas de golpes vão poder registrar denúncias criminais e administrativas contra fraudes no empréstimo consignado em um mesmo lugar. Apertando o cerco aos fraudadores, a Previdência Social implementou projeto piloto que contará com equipe do INSS atuando em conjunto com agentes da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso (DSPI) de Teresina, no Piauí, para proteger os segurados contra ação de golpistas.

O acordo de cooperação entre a Polícia Civil e o ministério foi assinado no último dia 23, na capital piauiense pelo ministro Garibaldi Alves Filho, o governador Wilson Nunes Martins e o presidente do INSS, Mauro Hauschild. O objetivo é permitir que os segurados do INSS vítimas de fraudes possam fazer a reclamação na delegacia para agilizar as investigações.

“Essa soma de esforços da Previdência e da Polícia Civil vai coibir grande parte das fraudes que existem principalmente nas operações de crédito consignado”, afirmou o ministro, durante a cerimônia de assinatura do acordo.

Outros estados

A extensão do projeto piloto para outros estados do País, segundo a Previdência Social, dependerá do desempenho e dos resultados apresentados pela iniciativa em Teresina. Atualmente, ao perceber que foi lesado por fraude o aposentado deve registrar o problema ligando para Central 135 ou por meio da página www.previdencia.gov.br. Também deve ir à delegacia policial.

O deputado federal Marllos Sampaio (PMDB/PI) fez a intermediação do acordo entre o governo do estado e a Previdência. O parlamentar é o autor de requerimento feita à presidenta Dilma Rousseff, para que seja criação a Secretaria Nacional do Idoso. O pedido é baseado na existência de secretarias especializadas, como a de Políticas da Mulher, Políticas de Promoção da Igualdade Racial e na Secretaria Nacional da Juventude.

Veja como se proteger

REGISTRO
Atualmente, a vítima de fraude deve registrar reclamação na página www.previdencia.gov.br ou pela Central 135, além de procurar a delegacia de polícia.

ENCAMINHAMENTO
Após o recebimento da denúncia e análise das informações, a Ouvidoria Geral da Previdência encaminhará reclamações para a Diretoria de Benefícios do INSS.

PRAZO PARA DEVOLVER
Ao receber a reclamação da Diretoria de Benefícios, os bancos conveniados têm 10 dias úteis para responder. Em caso de irregularidade, são obrigados a devolver valores descontados irregularmente em dois dias úteis. Haverá correção com base na taxa Selic.

CUIDADO COM CARTÃO
A Previdência alerta que o aposentado jamais deve deixar seu cartão ou a senha do banco com outra pessoas.

NÃO REPASSE DADOS
O INSS orienta os aposentados que não passem dados pessoais caso alguém apareça prometendo acelerar a liberação do empréstimo e pedindo, para isso, o cartão, a senha do banco ou outros documentos.

PESQUISE ANTES
O segurado deve contratar empréstimo após pesquisar taxas, consultar as instituições conveniadas.

SEM CONTATO
O INSS avisa que não entra em contato com o beneficiário por telefone para pedir informações pessoais nem a pedido das instituições financeiras.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal