Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/10/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nova Carteira de Identidade Profissional Contabilista vem com Chip e certificação digital

Por: Flávia Moraes


Conforme projeto implantado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), começa em outubro a substituição da Carteira de Identidade Profissional dos Contabilistas. O objetivo desta mudança é adequar a identidade profissional às novas tecnologias proporcionando, segurança e autenticidade além da modernidade, pois o novo documento contém dispositivos de segurança que dificultam sua falsificação.

Segundo Luiz Antonio Balaminut, presidente do CRC SP, o profissional precisará carregar apenas um cartão e poderá autenticar digitalmente seus documentos. "A Nova Carteira de Identidade do Contabilista inova pela tecnologia de ponta pela qual é fabricada e tem como objetivo principal evitar fraudes. É importante ressaltar que o profissional terá a possibilidade de optar pela adesão à certificação digital para facilitar o acesso a vários tipos de documentação online", esclarece Balaminut.

Ao aderir pela certificação digital, o contabilista poderá acompanhar todos os processos de desmaterialização de procedimentos dos órgãos públicos, em todos os níveis. Os profissionais terão gratuitamente por um ano, o benefício da certificação digital diretamente na autoridade certificadora da Fenacon.

A carteira terá o logotipo do CFC ao fundo, relevo táctil, imagem em dégradé, tarja anti-scanner, elemento ótico variável. Desenvolvida em um design moderno, o documento foi confeccionado em cartão plástico rígido (policarbonato), terá chip criptográfico e outros dispositivos antifraude. Com a certificação digital os profissionais poderão utilizar, com segurança e respaldo legal, todos os serviços que possibilitam o emprego de assinatura eletrônica. A estimativa é de que a carteira esteja em condições de uso por, pelo menos, dez anos.

ICP - Brasil

A nova Carteira de Identidade Profissional da área contábil dará oportunidade à certificação digital da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A ICP-Brasil é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais. Outro destaque é a possibilidade das leituras das informações do documento por dispositivos eletrônicos de segurança, disponibilizando a gravação de dados cadastrais e de certificados ICP - Brasil.

Benefícios

Com o dispositivo de Certificação digital ativado, os Contabilistas poderão utilizar o novo documento em serviços da Receita Federal como obter certidões, cópias de documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) recolhidos e declarações de Imposto de Renda; acompanhar processos através de meios eletrônicos; emitir digitalmente livros diários e fiscais; acompanhar os processos de nota fiscal eletrônica; realizar o envio eletrônico de perícias judiciais e petições ao sistema judiciário; solicitar agendamento eletrônico para atendimento em órgãos públicos, sem a necessidade de enfrentar fila; e, ainda, economizar com serviços de motoboy e mão-de-obra para cumprir diversas obrigações suplementares.[14]

A substituição da identidade profissional será gradual e, entre os critérios previstos para esse processo, consta a solicitação, por requerimento, aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) que o profissional está registrado. Em breve, todas as orientações necessárias para os procedimentos de substituição estarão no site do CFC e dos CRC's.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 378 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal