Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

23/03/2012 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsas mensagens ainda fazem vítimas na região de Itapetininga, SP

Segundo a polícia, o golpe é aplicado por presidiários. 90% das mensagens vêm de penitenciárias do nordeste ou do RJ.

O golpe da mensagem de celular informando sobre sorteio em promoções fictícias ainda faz vítima na região de Itapetininga (SP). Com promessa de dinheiro, carro ou viagens, os golpistas pedem que o dono do aparelho retorne a ligação para um número de celular descrito no texto. Quando a vítima liga, começa a extorsão pedindo depósito de valores.

A Polícia Civil recomenda que em casos como estes, as pessoas devem apagar o recado e nunca acreditar que para participar de uma promoção, e receber o prêmio, é preciso depositar um dinheiro previamente. “Ao receber mensagens com promessas descarte a informação e jamais retorne a ligação para fornecer dados pessoais”, recomenda do delegado de Itapetininga, Marcos Tadeu Cardoso.

Foi isso que fez o morador de Itapetininga, Jorge Makoto, que recebeu uma mensagem no aparelho dele. O texto informava que ele havia sido premiado na promoção ‘Avião do Faustão’ e iria receber R$ 100 mil. O funileiro logo percebeu que era um golpe, já que não havia se cadastrado em sorteios. O comerciante Jeanselmo Ricardo Vieira, também de Itapetininga, recebeu uma mensagem parecida e descartou.

Segundo a Polícia Civil, 90% das mensagens são provenientes de celulares da nordeste ou do Rio de Janeiro. As mensagens são enviadas por presídios. Os golpistas tentam conseguir dinheiro para colocar crédito no celular e realizar chamadas.

Apesar de ser um golpe antigo algumas pessoas ainda são vítimas. “Há um caso recente de um rapaz que perdeu R$ 3 mil até perceber que estava sendo encanado’, comenta o delegado Marcos Tadeu. Ele afirma que as pessoas podem registrar boletim de ocorrência ao receber esse tipo de mensagem. “Com os registros, podemos investigar de onde a ação está sendo feita e pedir providências’, comenta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal