Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

19/03/2012 - Bagarai Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sites para “assistir filmes online” podem ser fraudes

Falso serviço para assistir online é usado em fraude bancária. A Bitdefender localizou uma fraude que usa um falso reprodutor online para redirecionar os usuários para páginas html comprometidas e, assim, roubar informações de cartões bancários.

A Bitdefender, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança para Internet, localizou uma nova fraude de rouba informações bancárias aos usuários.

Os ciberdelinquentes se aproveitam dessa vez de um dos principais passatempos dos usuários: os filmes. Com o advento da Internet de alta-velocidade, os fãs de cinema se transferiram dos DVD’s para o streaming online. Contudo, em muitas buscas pelos grandes filmes, alguns usuários podem dar de caras com armadilhas digitais e promessas de serviços gratuitos que podem ser ameaçadores para suas poupanças.

Essa ameaça se propaga através de uma simples busca através do Google por um bom reprodutor de filmes.

Entre os resultados possíveis no motor de busca, a Bitdefender localizou um no qual se apresenta uma página online que oferece um reprodutor de vídeo com o nome de Web Player. O problema reside no fato de que, apesar do EULA e um sem número de dados de identificação, esse software é na realidade um código malicioso (designado pela Bitdefender de Trojan.FakePlayer.B), e uma vez instalado, pede ao usuário que se registre com um e-mail e password.

Independentemente dos dados que a vítima insira, é redirecionada para uma página html que alegadamente oferece uma variedade de reprodutores de vídeo online para um alargado número de filmes clássicos e novidades. A página html não é sempre a mesma, pelo que a Bitdefender já conseguiu identificar cerca de meia dúzia delas até ao momento. Aparentemente, os ciberdelinqüentes construíram diversos sites do mesmo gênero, de forma a contornar o bloqueio de uma das páginas por parte da solução de anti-vírus em uso, havendo sempre outra para escolher.

“Essas páginas online são, aparentemente, semelhantes. Os seus nomes divergem, mas os conteúdos são bastante similares: oferecem filmes para alugar ou ver online. Uma vez registrado, as verdadeiras armas se revelam ao ser pedido ao usuário determinadas informações de cartões de crédito.”, comenta Catalin Cosoi, Chief Security Researcher da Bitdefender, que explica: “Prover esses dados será um grande erro. Neste ponto, o usuário acabará por pagar pelo falso serviço, ao mesmo tempo que toda a informação sensível referente aos cartões de crédito será guarda no servidor dos ciberdelinqüentes. Dessa forma, os ciberdelinqüentes poderão no futuro ter acesso às contas bancárias dos usuários e ao seu dinheiro, sem o seu consentimento.”

De maneira a evitar este tipo de ameaças, os usuários precisam instalar um bom anti-vírus, com uma firewall sólida e manter as atualizações em dia. Mais, têm que evitar instalar qualquer software de aplicações que surja em janelas pop-up online, sobretudo se não tiverem feito nenhuma busca pelo mesmo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 156 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal