Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

17/03/2012 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estelionatários aplicam golpe da previdência em idosos de Araçatuba

Cartas falsas enviadas da Previdência chegam até a casa dos idosos. Parte das quadrilhas age de dentro de penitenciaria, diz polícia.

A polícia investiga mais uma modalidade de golpe, aplicada contra as pessoas da terceira idade. Planos de previdência falsos com promessas de milhares de reais em prêmios. Já existem vítimas em Araçatuba, no interior de São Paulo. A polícia tem pistas dos estelionatários e segundo informações, parte das quadrilhas age de dentro de penitenciarias.

Cartas que supostamente teriam sido enviadas pela Previdência Privada do Estado de São Paulo chegaram até a residência de duas idosas da cidade. De acordo com os documentos, cada uma teria direito de receber cerca de R$ 60 mil e ainda uma aposentadoria vitalícia de quatro salários mínimos por mês.

Em troca de tantos benefícios, uma única exigência: cada idosa teria de depositar 10% desse valor em uma conta bancária, que daria R$ 6 mil. Mas como nunca fizeram nenhum plano de previdência privada, elas desconfiaram que se tratava de um golpe.

A advogada Ana Elena Alves da Silva já recebeu em seu escritório várias vítimas de golpes como esse. Só este ano já foram 40 pessoas. Ela conta que a esperteza dos estelionatários é grande. “Para enganar os idosos, eles usam dados verdadeiros como nome, RG e CPF das vítimas, tudo para não levantar suspeitas”, diz.

Mas há alguns detalhes que apontam para algum tipo de irregularidade. O endereço do escritório não existe e os números de telefone são celulares e os e-mails que estão na correspondência não são oficiais.

As estatísticas de golpes envolvendo aposentados não são confiáveis. É que, por medo ou por vergonha, muitos acabam deixando de procurar a polícia. Sem denúncia, não há investigação e os bandidos continuam soltos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 108 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal