Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

03/03/2012 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Inventam famílias para ter subsídios

Por: Ana Isabel Fonseca

Gaia: Estado burlado em milhares de euros.

O esquema estava montado ao pormenor. Todos tinham tarefas estipuladas e sabiam como enganar o Estado. Durante mais de oito meses, uma funcionária da Câmara de Gaia, um empregado dos CTT e uma mulher que trabalha na Loja do Cidadão do Arrábida Shopping ajudaram um casal de romenos a criar falsas famílias para receber o Rendimento Social de Inserção (RSI). Foram detidos anteontem pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP.

Os cinco detidos, todos com idades entre os 30 e os 40 anos, foram ontem presentes a tribunal, mas à hora de fecho desta edição não eram conhecidas as medidas de coacção aplicadas.

A fraude ao Estado terá sido de vários milhares de euros. As autoridades estão ainda a tentar contabilizar os valores recebidos indevidamente. O plano passava por criar falsas famílias, utilizando para tal documentos falsos e forjando certificados de habitação – tarefa que cabia à funcionária camarária.

Junto da empregada da loja do cidadão, que trabalha na área ligada à Segurança Social, o casal de romenos conseguia depois obter a aprovação dos pedidos de rendimento mínimo. Na criação das falsas famílias, usaram nomes de várias pessoas, também imigrantes, sem que estas, no entanto, soubessem desse envolvimento no esquema.

Os vales do rendimento mínimo eram depois levantados nos CTT. Embora estivessem no nome de outras pessoas, o empregado entregava o dinheiro ao casal. Na operação, a PSP realizou 18 buscas. Três delas foram efectuadas nos locais de trabalho dos cúmplices do casal de nacionalidade romena.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 492 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal