Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/03/2012 - TechTudo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpistas criam páginas falsas oferecendo iPads 3 grátis no Facebook e no Twitter

Por: Bruno do Amaral


Usuários de redes sociais estão aproveitando o lançamento do iPad 3 para promover golpes, oferecendo o tablet gratuitamente mediante o preenchimento de questionários com informações pessoais. O Facebook e o Twitter são as redes mais exploradas por esse tipo de golpista.

O problema foi percebido por um consultor sênior da Sophos, uma empresa de segurança virtual. O especialista critica as duas redes sociais por não tomarem ações contra tais práticas. Uma rápida busca nos sites de relacionamentos já revelam páginas com tal conteúdo.

Acessando essas páginas e posts falsos, o usuário é encorajado a seguir uma série de links e sites, preenchendo formulários para ter a chance de ganhar o novo iPad 3. No entanto, as informações coletadas servem apenas para serem vendidas no mercado negro.

“Como a Apple não anunciou sequer a existência de um iPad 3, estes posts e páginas (algumas delas existentes há meses) claramente não são adequadas”, afirmou Cluley pelo blog Naked Security, da própria Sophos.

O especialista lembra que a mesma tática foi utilizada às vésperas do lançamento do iPhone 4S. A solução para se prevenir desses problemas é não clicar nas fotos com essas promessas de aparelhos gratuitos, e alertar os conhecidos sobre o golpe. “Seria ótimo se redes sociais como o Facebook e o Twitter fizessem mais para limpar atividades tão claramente duvidosas para melhor proteger sua base de usuários”, conclui o consultor.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 139 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal