Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/02/2012 - Jornal A Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Agências bancárias são alvo de bandidos em Ribeirão

Por: Helio Pellissari

Em ao menos 10 endereços a polícia conseguiu descobrir uma tentativa de fraude a caixas eletrônicos.

Pelo menos dez agências bancárias em Ribeirão Preto e Sertãozinho foram alvo de fraudes em caixas eletrônicos neste sábado (25). A maioria das agências pertencem ao banco Itaú. A estratégia era reter os envelopes de depósitos em dinheiro ou cheque feitos por clientes para pegá-los em seguida.

A polícia suspeita da ação de uma quadrilha especializada, porque os bandidos desmontaram o dispositivo automático dos caixas eletrônicos que recebe os envelopes durante a transação do depósito. Para furtar o dinheiro depositado pelos clientes, os suspeitos instalaram um dispositivo que retinha os envelopes e fazia com que caíssem em um compartimento falso. Os equipamentos eram presos com fio de nylon. Assim, os bandidos tinham condição de resgatar mais tarde.

A polícia soube dos casos por meio de denúncia dos próprios clientes, já que os caixas de auto-atendimento não estavam emitindo o comprovante de depósito. Pelo levantamento feito pela Polícia Militar até o início da tarde de sábado, os equipamentos foram encontrados nas agências do banco Itaú que ficam nas ruas Duque de Caxias, Bernardino de Campos e Martinico Prado, além das localizadas nas avenidas Presidente Vargas, Nove de Julho, Castelo Branco e Saudade.

"Fui ao banco para efetuar um depósito, mas o envelope enroscou. A máquina informou que o envelope seria devolvido, mas ele não saiu. Depois de consultar o suporte telefônico do banco, desconfiei que fosse uma fraude e liguei para a polícia", explica Rúbia Silva, 29 anos. Ela teve seu depósito preso no equipamento de em uma agência na avenida Nove de Julho.

Somente nesta via de Ribeirão, foram fraudados equipamentos de três agências. "Tudo indica que o golpe é aplicado por uma mesma quadrilha. Seria um verdadeiro arrastão, caso os suspeitos conseguissem êxito", disse o tenente da PM Lindolfo Gustavo dos Santos.

Golpe do cartão

Bandidos acoplaram uma peça no dispositivo que faz a leitura do cartão em uma agência do Santander da avenida Presidente Vargas, com o objetivo de prendê-lo no caixa eletrônico. O caso também foi denunciado por uma aposentada.

Como ela não conseguia tirar o cartão, pediu ajuda para uma mulher, que é suspeita de integrar a quadrilha. A suspeita pediu para que a aposentada utilizasse um telefone que estava na agência e discasse para o 0800 do banco. Porém, como o telefone era falso, a aposentada teria informado seus dados a um membro da quadrilha. Ao descobrir que havia caído em um golpe, ela acionou a polícia e conseguiu recuperar o cartão.

Para o delegado Luciano Henrique Cintra, não há dúvidas de que foi uma ação de uma quadrilha especializada em fraudes a caixa eletrônicos. O delegado disse que ainda não é possível afirmar se existe ligação entre os golpes aplicados nas agências do Itaú e do Santander.

As investigações ficarão a cargo da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que vai pedir as gravações das câmeras das agências bancárias para identificar os suspeitos. A reportagem não conseguiu retorno dos bancos sobre as fraudes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 162 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal