Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

24/02/2012 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Acusado de tortura na Argentina é detido por fraude em Santa Catarina


As autoridades brasileiras confirmaram nesta sexta-feira que Claudio Vallejos, acusado por organizações de direitos humanos de ter sido torturador durante a ditadura argentina, está preso por fraude em Xanxerê, em Santa Catarina.

Segundo as autoridades do Estado, Vallejos foi preso sob acusações de fraude, um crime pelo qual já havia sido acusado na Argentina e no Brasil, onde mora há cerca de 25 anos.

De acordo a organizações de direitos humanos da Argentina, o detido pertenceu ao Batalhão 3 de Infantaria da Marinha e ao serviço de inteligência naval na década de 1970, além de ter participado dos grupos de operações da Escola de Mecânica da Armada (Esma), que foi o maior centro clandestino de detenção.

Segundo meios de comunicação locais, em entrevista concedida em 1986 à revista Senhor, Vallejos admitiu sua participação no sequestro do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenorinho.

O músico integrava a banda de Vinícius de Moraes e foi sequestrado durante uma série de shows que o grupo fez em Buenos Aires em 1976.

Na entrevista publicada pela revista, Vallejos confessou que atuou como motorista do carro utilizado no sequestro de Tenorinho e alegou que o brasileiro foi "confundido com um subversivo". Além disso, afirmou que o capitão Alfredo Astiz, um dos mais temidos agentes da ditadura argentina, havia matado o músico em um porão da Esma.

A trágica história do pianista foi recriada no filme Os Desafinados, dirigido por Walter Lima Jr., que estreou no Brasil em 2008.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal