Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

24/02/2012 - cidadeverde.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detran detecta "falsas presenças" de candidatos e pune autoescolas

Por: Fábio Lima e Yala Sena

Órgão quer endurecer cobrança e ameaça descredenciar empresas flagradas em postura inadequada.

O setor de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí - Detran-PI - detectou "falsas presenças" de candidatos a obter a Carteira Nacional de Habilitação - CNH - em autoescolas de Teresina e interior do Estado. A fraude foi o principal motivo das suspensões de curso em 2011 e será o principal tema de uma reunião neste sábado (25), que irá alertar as instituições sob o risco de se perder até o credenciamento junto ao órgão.

De acordo com o diretor de fiscalização do Detran-PI, Manoel Filho, a fraude consiste em uma autoescola que abre aula no sistema para um aluno, mas na verdade outro é que assiste. O sistema do Detran exige o fornecimento da impressão digital para comprovar a presença do estudante. Mas, em 2011, foram 150 suspensões de cursos por problemas nas autoescolas, a maioria pelas tentativas de burlar o departamento.

"A maioria das punições se deve a essas autoescolas que tentam driblar o sistema digital, informando que o aluno está assistindo aula quando ele não está", explica Manoel Filho.

Neste sábado (24), por volta de 10h, o Detran-PI fará uma reunião com todas as autoescolas e instrutores. O departamento vai frisar que não admite tal atitude. Existem casos de empresas que chegaram a receber de duas a três suspensões no ano passado, que variam de três a 30 dias de proibição do exercício das atividades. Agora, a punição irá da advertência ao descredenciamento.

Teresina conta hoje com 117 autoescolas regulares. Só em 2011, o Detran-Pi fechou oito autoescolas. Além das "falsas presenças", estão entre as irregularidades os veículos e motoristas com documentação vencida.

Um caso emblemático foi flagrado pela educadora Gemma Galgani, que faz parte da diretoria do Detran. Um veículo de autoescola, para fugir do congestionamento provocado por um acidente de trânsito, passou sobre o canteiro de uma avenida, infração que não pode ser cometida por quem deve dar exemplo de como se dirigir.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 138 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal