Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

17/02/2012 - RFI Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Justiça apreende títulos de Tesouro falsos que seriam vendidos a emergentes


A justiça italiana anunciou ter apreendido títulos falsificados do Tesouro norte-americano estimados em 6 bilhões de dólares. Segundo os investigadores, a rede de falsificadores pretendia vender os papéis para países emergentes. Essa é a terceira vez desde 2009 que esse tipo de fraude é desmascarada na Itália.

Oito pessoas de várias nacionalidades foram presas após a apreensão. Segundo as autoridades italianas, os títulos do Tesouro norte-americano, datando de 1934, estavam escondidos em três cofres, que haviam sido transferidos de Hong Kong para Zurique em 2007. Os investigadores acreditam que a rede de falsificadores iria tentar investir os papéis em países emergentes ou trocá-los por dinheiro em estabelecimentos bancários.

Os peritos do Banco Central Americano (Federal Reserve) e da embaixada dos Estados Unidos em Roma examinaram os títulos e confirmaram que os documentos eram falsos. Os especialistas constataram, no entanto, que as cópias eram de excelente qualidade.

De acordo com o procurador do tribunal de Potenza, Giovanni Colangelo, essa foi a maior descoberto do gênero. “Tudo faz parte de uma enorme investigação de clãs mafiosos” da região de Basilicate, explicou o magistrado, que também agradeceu a ajuda das autoridades suíças, que permitiram que os italianos realizassem a apreensão.

Essa não é a primeira vez que a justiça da Itália descobre títulos do tesouro falsificados. Em setembro de 2009 Roma apreendeu 116 bilhões de dólares no aeroporto de Milão. No mesmo ano dois japoneses foram presos quando tentaram atravessar a fronteira da Suíça com 134 bilhões de dólares em títulos falsificados, escondidos no fundo falso de uma mala.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 131 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal