25/09/2007 - Ansalatina
Engenheiro Chileno é preso por clonar quase 20mil cartões
SANTIAGO DO CHILE, 25 SET (ANSA) - A polícia prendeu ontem Javier Cárdenas, 43 anos, engenheiro da área de Tecnologia da Informação acusado de clonar 19.124 cartões de crédito e aplicar calotes de quase US$ 200 mil, após uma investigação que começou no mês de janeiro.
Cárdenas trabalhou durante quatro anos na Transbank, uma empresa de administração de cartões de crédito de bandeiras Visa, Mastercard, Magna, American Express e Diners Club, onde aproveitava sua ocupação para roubar bases de dados e softwares especializados em decodificar senhas de cartões.
"Estamos falando de um sujeito que tem formação profissional de engenheiro civil, que trabalhou em uma empresa prestadora de serviços de informática, que teve participação na fusão de alguns bancos e que, nesse processo, teve acesso à base de dados de aproximadamente 20 mil clientes", informou Felipe Harboe, vice-ministro do Interior.
Com a operação realizada pela polícia, foi possível evitar a aplicação de fraude em cerca de 20 mil pessoas e, "segundo a base de dados que [o acusado] possuía, foi evitado o roubo de 40 bilhões de pesos (US$ 77 milhões)", explicou.
Cárdenas operava desde 2005, mas, antes disso, já havia coletado informações relativas a cartões de milhares de pessoas. Contudo, devido às mudanças nos sistemas de segurança dos bancos, muitos dos dados recolhidos no período ficaram obsoletos.
O acusado realizava as operações ilícitas em caixas eletrônicos que não tinham câmeras de segurança, para evitar sua identificação.