Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

23/07/2011 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Guia explica como empresas podem evitar fraudes e corrupção


Mais do que nunca, a conduta faz a diferença. Antes vista como bandeira de alguns indivíduos bem intencionados, a ética agora é estratégia para muitas empresas que apostam no sucesso sustentável. Segundo Linda Ferrel e O. C. Ferrel, professores de marketing e empreendimento criativo na Anderson School of Management, da Universidade do Novo México, a questão da ética empresarial saiu dos livros de filosofia e virou prática na direção das organizações, trazendo novas abordagens para os negócios.

Mas, o que é uma empresa ética? No guia "Negócios Éticos" (Publifolha), os dois autores explicam que uma organização ética é aquela que "tem clareza quanto ao que é certo ou errado, de acordo com as expectativas da sociedade". Segundo eles, cada vez mais esse aspecto terá que ser levado em conta pelas empresas. Diferente da ética pessoal, a ética empresarial segue um código que recebe a mesma importância que outros sistemas de gestão de qualidade.

Por exemplo, uma empresa pode assumir o compromisso de não mentir para fornecedores e clientes e não tolerar qualquer descumprimento. Segundo o guia, a partir desse princípio, a empresa vai adotar processos para garantir sua aplicação. Na trilha da ética, as empresas que estão na boa pista concentram-se em princípios coletivos, criam uma cultura ética em todos os níveis de funcionários, têm lideranças fortes e íntegras e transformam essa preocupação ética em um aspecto constante e geral.

A falta de conduta ética já afundou muitas empresas gigantes no mundo. No estudo de caso, o guia traz o escândalo da Enron Corporation, poderoso provedor de energia e de comunicação. Apontada pela revista "Fortune" como "a empresas mais inovadora da América", o problema da imensa dívida da Enron veio à tona em 2001, assim como a notícia de que ela não tinha dinheiro para saldá-la. O "buraco" havia sido ocultado por meio de fraudes contábeis e outras práticas enganosas.

Com gráficos, tabelas e ilustrações, o livro traz também algumas importantes ferramentas para que você estabeleça na sua empresa estratégias pautadas pela responsabilidade, evite fraudes e corrupção e crie canais de comunicação transparente. O guia faz parte de uma lista de publicações sobre técnicas de gestão e temas contemporâneos relativos ao mundo dos negócios, como "Globalização", "Empresas Ecológicas", "Comunicação", "Inovação" e "Revolução Digital".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 101 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal