Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/09/2007 - Baguete Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aprisco: SOX é dúbia


Dúbia. Assim o conselheiro da Aprisco (Associação Profissional de Risco), Francisco Camargo, avalia a Sarbanex Oxley (SOX), que acaba de completar cinco anos. “Se por um lado ela ampliou a transparência das empresas, por outro aumentou substancialmente os custos operacionais das mesmas”, analisa o executivo, que também é presidente da CLM Software.

Conforme Camargo, a SOX também não apresentou qualquer evidência de que possa evitar, no futuro, outras fraudes contábeis como a da Enron, que deu origem à lei. “Embora a SOX atinja diretamente empresas que estão na bolsa de valores de Nova Iorque, a tendência é que as exigências afetem as companhias como um todo, pois quem quiser fornecer ou firmar parcerias com estas organizações terá de seguir o modelo”, comenta.

Ainda de acordo com o conselheiro da Aprisco, a lei norte-americana não passa despercebida ao mercado brasileiro. “As filiais de companhias americanas instaladas aqui estão submetidas à mesma norma. Por outro lado, as grandes corporações do Brasil com emissão de debêntures e ações ou ADRs nos EUA também estão subordinadas”, explica.

Além disso, a regulamentação de Risco Operacional das instituições financeiras pela Resolução 3380 do Banco Central do Brasil tem conceitos muito semelhantes à SOX, prossegue Camaargo. “Ela consolida nas instituições a necessidade de transparência, controles internos e compliance às normas. Dessas regulamentações, há a necessidade de identificar e mitigar os pontos de compromisso das empresas, o que passa principalmente pela área de TI. Assim, o próximo desafio das afetadas pela SOX será estreitar a comunicação entre estas duas áreas”, avalia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 366 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal