Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

02/02/2012 - Portal Terra / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

França condena Igreja da Cientologia a pagar 600 mil euros


A Corte de Apelações de Paris confirmou nesta quinta-feira a condenação das duas principais estruturas francesas da Igreja da Cientologia a uma multa de 600 mil euros por "fraude".

A multa imposta às duas estruturas parisienses, o Celebrity Center e a livraria SEL, é idêntica à anunciada no primeiro processo de 2009. Além disso, cinco membros da organização foram condenados em apelação a penas que vão de 10 mil euros de multa a dois anos de prisão, com suspensão da pena, e 30 mil euros de multa.

A Justiça francesa os acusa de ter aproveitado a vulnerabilidade de ex-adeptos para obter grandes quantias de dinheiro. "É uma decisão histórica", declarou à imprensa Olivier Morice, advogado da UNADFI, uma associação de luta contra as seitas.

"É a primeira vez na França que a cientologia é condenada enquanto pessoa jurídica por fraude em grupo organizado", disse, antes de completar que esta é "uma notícia muito boa para aqueles que lutam contra as seitas e uma derrota severa da Igreja da Cientologia".

"Esta decisão era esperada por muitos países que lutam contra as seitas", destacou, ao citar Alemanha, Espanha, Bélgica, Itália, Austrália e Estados Unidos. A Igreja da Cientologia, porém, denunciou em um comunicado um veredicto "falseado e injusto", além de ter anunciado que pretende recorrer de maneira imediata à Corte de Cassação.

"A Associação Espiritual da Igreja da Cientologia-Celebrity Centre considera que a decisão pronunciada é totalmente falseada e injusta, porque é o resultado de uma espécie de processo fantasma, no qual aconteceram numerosas irregularidades e violações dos direitos fundamentais dos cientologista", afirma em um comunicado.

Os acusados e seus advogados, que abandonaram o processo após duas semanas, depois que todas as questões de procedimento apresentadas para adiar os debates foram rejeitadas, não estavam presentes na leitura da decisão nesta quinta-feira.

Qualificada de seita por vários documentos parlamentares franceses, o movimento fundado em 1954 pelo escritor americano de ficção científica Ron Hubbard é considerado uma religião nos Estados Unidos e em alguns países europeus. A organização afirma ter mais de 10 milhões de adeptos no mundo e 45 mil na França.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 145 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal