Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

30/01/2012 - odiario.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cinco suspeitos de fraudar vestibular pagam fiança e são liberados

Por: Rosângela Gris e Poliana Lisboa


Cinco dos 11 candidatos detidos sob a suspeita de fraudar o primeiro concurso vestibular do curso de Medicina da Cesumar deixaram a 9ª Subdivisão Policial (SDP) de Maringá até as 10h30 desta segunda-feira (30). Eles foram liberados após pagarem uma fiança de R$ 2 mil.

Os vestibulandos foram detidos no domingo (29), antes do início da prova. Eles foram flagrados pelos dectetores de metal com aparelhos celulares e pontos eletrônicos fixados ao corpo. Depois de prestarem esclarecimentos à comissão organizadora do vestibular, os suspeitos de fraudes foram levados à 9ª SDP.

Em depoimento na delegacia, dez detidos confessaram que negociaram a compra do gabarito da prova - um negou a tentativa de fraude. Eles disseram ter recebido um chip de celular para colocar no próprio aparelho. O combinado era que as respostas seriam enviadas até as 17h30, horário de conclusão da prova. O valor pago seria negociado diretamente com os pais dos detidos.

No horário combinado, quando os candidatos já se encontravam na delegacia, foram enviadas mensagens codificadas aos 11 celulares apreendidos, inclusive no aparelho do homem que negou ter negociado o gabarito. A polícia ainda não sabe se as respostas eram as corretas. Também foram apreendidas três escutas telefônicas.

A maioria dos candidatos disse ter sido abordada nas proximidades do local de prova. Uma candidata disse que soube do esquema assim que chegou na rodoviária de Maringá, no domingo de manhã. Outra foi abordada na saída do hotel onde estava hospedada. Pela descrição feita pelos detidos, a polícia acredita que a abordagem foi feita por duas pessoas distintas - um homem alto de aproximadamente 1.80 metro e outro baixo e careca.

O delegado Laércio Fahur disse que a prioridade da Polícia Civil agora é identificar as pessoas que venderam os gabaritos aos candidatos e apurar os envolvidos na susposta fraude. Os candidatos detidos vão responder por crime de fraude em concurso que prevê pena de um ano a quatro anos de prisão.

Confira a lista dos detidos:

André Nascimento Pereira, 18 anos - Itapagipe (MG)
Camila Tolomeoti, 18 anos - Rondonópolis (MT)
Maria Vitória Ferro Romaselli, 18 anos - Juara (MT)
Lívia Garcia, 24 anos - Fernandópolis (SP)
Stephanie Paulo Neris Nastas, 18 anos - Resende (RJ)
Pedro Cristino Cortes Omar, 19 anos - Barra dos Garças (MT)
Patrício Pereira de Aquino, 32 anos - Ituiutaba (MG)
Kelly Wataí Ugino, 20 anos - Araçatuba (SP)
Maria Eduarda Ferra Borgonovi, 20 anos - Guararapes (SP)
Jamizian Nogueira Alves, 24 anos - Belo Horizonte (MG)
José Walter de Souza Leal, 19 anos - Paranaíba (MS)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 939 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal