Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

29/01/2012 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes no comércio podem ser evitados

Por: Pablo Vallejos

Com vendas aquecidas, consumidores e lojistas devem ter mais cuidado ainda com documentos e zelar por operações seguras.

Rio - Na hora de receber pagamento por um produto, todo cuidado é pouco. Segundo a Serasa Experian, só no primeiro semestre de 2011, foram registradas mais de 1 milhão de tentativas de fraudes financeiras no Brasil. Muitas das ações são facilitadas no momento das operações.

Em meio ao movimento nas lojas, comerciantes acabam prestando menos atenção em relação a procedimentos que ajudam a evitar golpes. Estelionatários aproveitam justamente esse momento de maior movimento, com novos clientes, para agir.

Celso Rodrigues, gerente de Soluções Antifraudes da Serasa Experian, alerta: “O principal risco para o consumidor é ter documentos ou dados pessoais usados e, depois, seu nome incluído nas listas de maus pagadores”. O especialista sugere aos lojistas que dificultem a ação dos golpistas, como pedir sempre dois documentos originais, para checar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras.

Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro, vale pedir que parte do valor seja paga à vista. Já quando há perda ou roubo de documento, o consumidor deve procurar a polícia e registrar em Boletim de Ocorrência (BO) o quanto antes. Para mais orientações: www.serasaexperian.com.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 165 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal