Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

26/01/2012 - Correio do Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Confira as dicas para não ser enganado pelos golpistas

Por: Gabriel Maymone

O Código Penal, em seu artigo 171, define vários tipos de estelionato e fraude.

Dicas

Os estelionatários, em alguns casos, contam com a ganância e ambição das vítimas para completar seus golpes e lucrar. Normalmente, a vítima fica empolgada ante a menor possibilidade de obter uma boa quantia de dinheiro fácil.

Bilhete Premiado

O golpe é um dos mais comuns em Campo Grande. É bastante antigo, mas ainda faz vítimas. A orientação da Polícia é: se aparecer alguém com um bilhete premiado querendo vender tenha cuidado que você pode estar sendo atraído por um golpista. Normalmente, ele diz estar precisando de um dinheiro naquele momento e, apressado, deixa o bilhete como garantia à vítima dizendo que já volta com o dinheiro para resgatá-lo. Só que nunca mais aparece, deixando a pessoa com um bilhete sem valor algum, o que a vítima verificará ao tentar retirar o “prêmio”.

Venda por procuração falsa

O conhecido golpe da venda por procuração falsa também é outro tipo de crime que ganha destaque nas ocorrências recebidas pela polícia, mas que pode ser evitado com algumas precauções por parte de quem compra o imóvel. Ao comprar uma propriedade, o interessado deve examinar toda a sua documentação e ter contato com o verdadeiro dono.

Cheques

Nestes casos, o estelionatário faz rasura da numeração, clonagem, alterações de valores, entre outras ilegalidades. A primeira forma de se evitar um golpe destes é redobrar a atenção. Se o comerciante desconfia da pessoa que está emitindo o cheque ou até mesmo da validade deve consultar os serviços de proteções ao crédito ou o banco emissor da folha.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 140 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal