Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

13/01/2012 - Agência de Notícias do Acre Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon alerta aposentados e pensionistas quanto a novo golpe

Por: Tiago Teles


A esperança de receber valores que podem chegar a 30 mil reais é vem sendo usada por golpistas para lesar aposentados e pensionistas no país. O novo golpe promete devolver quantias atrasadas do governo Collor, que seriam liberadas pelo INSS. Para isso, o correntista é levado a fazer um depósito de 10% do suposto valor que tem a receber. No Acre, o Procon já recebeu duas denúncias.

A novidade do golpe é a tática usada para convencer a pessoa de que o dinheiro será recebido. Ao informar os dados da conta corrente, o cidadão recebe um depósito no valor prometido, mas que está bloqueado. O golpista informa que esse valor só será liberado quando a quantia cobrada for depositada em determinada conta. O problema é que a quadrilha realiza um depósito com cheque sem fundos e/ou furtado, ou ainda um envelope de depósito vazio. O depósito consta no banco como verdadeiro, mas fica bloqueado até a conferência do cheque ou envelope.

Como se prevenir

Segundo a chefe da Divisão de Reclamação do Procon/AC, Daniella Barcellos, o consumidor não deve repassar nenhuma informação por telefone, nem endereço ou dados bancários e guardar todas as informações da quadrilha, desde o telefone de origem da ligação, nome no indivíduo, até a conta informada para o depósito cobrado. Feito isso, é importante procurar imediatamente a polícia.

Ainda segundo Daniella, é fundamental que os idosos fiquem atentos a pessoas que prometem apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos, ou qualquer outra facilidade. “Não é prática do INSS, fazer contato ou pedir dados por telefone, nem muito menos são requisitados depósitos, pois todos os serviços do instituto são gratuitos”, explicou ela.

O Procon informou que só esta semana foram protocoladas duas reclamações sobre o golpe. A orientação do órgão para as pessoas, em casos como este, é de que seja formulado boletim de ocorrência junto à polícia, o que ajuda na investigação e desmonte da quadrilha.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 145 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal