Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

10/01/2012 - Monitor Mercantil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prejuízos no meio eletrónico da ordem de R$ 685 milhões em 2011

Fraudes superam 1 milhão em seis meses. Resultado representa crescimento de 8,6% em relação a 2010 e prejuízos da ordem de 36%.

O número de fraudes financeiras superou a 1 milhão no Brasil, apenas no primeiro semestre de 2011. A informação é de Bruno Rivelles, gerente de Contas Corporativas da ZipCode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude. O resultado representa crescimento de 8,6% em relação a 2010 e os prejuízos no meio eletrônico da ordem de R$ 685 milhões cresceram 36%.

"O comportamento vem se tornando cada vez mais comum principalmente devido à alta oferta de crédito no mercado, hoje munidos apenas de nome, CPF e endereço é possível conseguir fazer compras on-line e até mesmo conseguir empréstimos pessoais com muita agilidade. Prato cheio para os criminosos", ressalta.

Após lembrar que em alguns casos os criminosos chegam a abrir uma conta corrente em nome do CPF alheio para solicitar cartões de crédito e empréstimos, Rivelles chama atenção para o fato de que, captando os dados de forma ilegal, principalmente com pessoas próximas à agencias e financeiras, esses criminosos "aproveitam-se da ingenuidade dos que passam para conseguir informações como CPF, endereço e em alguns casos até uma assinatura da vítima".

Recomenda, tanto para o comerciante quanto para o consumidor, todo o cuidado. "Para fornecer crédito, é importante conflitar ao máximo as informações disponíveis, cruzando endereço do comprovante de residência apresentado com a informação do assinante do telefone fornecido por exemplo. Em outras palavras, apenas uma informação restritiva não é suficiente para evitar fraudes no seu negócio".

Lembra também, que os dados do consumidor são captados de diversas formas, razão pela qual deve-se evitar: clicar em e-mails suspeitos; fornecer informações em sites que não sejam de confiança, por telefone ou pessoalmente para estranhos; utilizar caixas eletrônicos em áreas isoladas, etc. "Todo cuidado é pouco para não se tornar a próxima vítima desse golpe", aconselha.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 261 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal