Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

05/01/2012 - Jornal de Colombo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado com o “Golpe do Paco”

Por: Paulo Roberto Jesus Santos

O crime de estelionato é tipificado no Código Penal no artigo 171.

Caro leitor, hoje em nossa coluna falaremos sobre alguns ti pos de golpes, aplicados por estelionatários. O crime de estelionato é ti pifi cado no Código Penal no arti go 171, como sendo: “Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante arti fí cio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”

Em arti gos anteriores já foi mencionado sobre o golpe do paco, porém grande parte da população ainda cai neste ti po de golpe, e na maioria das vezes são víti mas devido a sua ganância. O golpe do paco normalmente é aplicado por duas pessoas, os estelionatários fi cam observando até que a víti ma saque uma boa quanti a em dinheiro em um banco ou caixa automáti co.

Uma vez que os criminosos escolhem a víti ma, a seguem, um golpista vai à sua frente e o outro logo atrás. O criminoso que está andando na frente da víti ma, deixa propositadamente cair uma folha de cheque de alto valor, ou um pacote de dinheiro falso, visando chamar a atenção da víti ma, que apanha o cheque ou o pacote e devolve ao estelionatário que supostamente o perdeu, pensando estar ajudando.

O outro estelionatário aproxima-se e diz que também viu o acontecido ou fi nge parti cipar da devolução. Momento este em que o estelionatário se diz agradecido e oferece uma recompensa à víti ma e ao comparsa, dizendo que eles deverão comparecer a um escritório, levando um bilhete para receber a recompensa.

Porém solicita à víti ma que deixe a bolsa ou carteira com todo o dinheiro que ti ver, como “garanti a” de seu retorno. A víti ma entrega sua bolsa ou carteira com dinheiro e vai buscar sua grati fi cação, ao ser incenti vada pelo outro estelionatário que simula a entrega da carteira ou de outro valor importante. A víti ma somente percebe que caiu em um golpe quando descobre que o endereço do tal escritório não existe. Nesta altura os estelionatários, obviamente, já desapareceram.

Constantemente pessoas comparecem na delegacia por serem víti mas deste ti po de delito, as víti mas muitas vezes são pessoas idosas ou pouco esclarecidas, outras são jovens e inteligentes, porém caem no golpe por causa da sua ganância. Leitor um excelente fi nal de semana a todos e boa sorte!

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Thiago - 07/01/2012 13:21

Tem que ser muito trouxa pra cair num golpe desses.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal