Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

15/12/2011 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Especialista dá dicas no uso de cartões bancários em Jundiaí, SP

Consumidores preferem utilizar cartões pela comodidade e segurança. A pessoa deve estar atenta para não ter cartão clonado em agências.

Época de festas natalinas. Mês onde consumidores aproveitam para comprar presentes e muitos não dispensam os cartões de débito ou crédito. Acabam se tornando companheiros inseparáveis.

Em Jundiaí, no interior de São Paulo, o empresário Edmilson Masso anda com pouco dinheiro na carteira, mas em compensação tem cinco cartões. Paga tudo com eles, até mesmo a pizza que pede por telefone. Edmilson falou ao Tem Notícias que acha muito mais cômodo, seguro e é até vantajoso usar os cartões.

Edmilson segue o que parece ser uma tendência em todo o país. Uma pesquisa apontou que mais da metade, 54% dos pagamentos são feitos de forma eletrônica. A Associação Comercial e Empresarial da cidade calcula que 70% dos consumidores preferem pagar com cartão no lugar e dinheiro. Além da comodidade, a segurança está entre os motivos para esta preferência.

Apesar das taxas que são pagas às administradoras dos cartões, os lojistas também preferem receber desta forma em vez de dinheiro vivo. Para a gerente de uma loja de calçados, Cristina Mascarenhas, é mais seguro do que pegar notas falsas.

Só que é preciso ficar atento, pagar com cartão pode até ser mais fácil, o que não pode é facilitar a vida dos criminosos. O especialista em segurança na internet, Marcos Adriano Faria Cozatti, explica que um dos cuidados é não perder de vista o cartão de débito ou crédito, mesmo se o pagamento for feito na agência bancária.

Antes de utilizar o caixa automático, o especialista orienta para que verifique se o local onde o cartão deve ser inserido não está um pouco solto, com uma aparência meio suspeita. Se estiver, mude para o caixa ao lado ou chame o segurança da agência, um dispositivo pode ter sido instalado ali para clonar os cartões. Em lojas, o consumidor deve perguntar sobre a segurança dos equipamentos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 98 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal