Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/09/2007 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

O POVO noticia golpes desde 2006

Por: Rafael Luis


Desde o ano passado O POVO vem publicando reportagens sobre o uso de telefones celulares para golpes. Em outubro de 2006, numa matéria publicada com exclusividade, conversas telefônicas feitas de dentro do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO-II) e gravadas com autorização judicial revelaram como funcionam os golpes aplicados dentro dos presídios.

No mais comum deles, a vítima recebe uma ligação informando que ganhou um prêmio. Para recebê-lo, no entanto, a pessoa é informada de que terá que adquirir cartões pré-pagos e repassar o número aos estelionatários. Os golpistas se utilizam de promoções divulgadas pela mídia para convencer a vítima. Este mês, estelionatários passaram a pedir depósitos bancários para instituição beneficente numa campanha dos 25 anos do shopping Iguatemi.

A modalidade, já conhecida como "golpe da promoção", vem crescendo em substituição ao "seqüestro virtual", em que criminosos telefonam para pessoas exigindo depósito bancário ou compra de cartões telefônicos para o resgate de parentes mantidos sob cárcere. "O golpe da promoção é a vedete do momento, já prendemos pelo menos dez pessoas este ano. Os bancos nos informam quando percebem grandes movimentações e apreendemos o criminoso ainda na agência", explica o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Andrade Júnior.

A maior parte dos golpes, segundo a Polícia Civil, é aplicada de dentro de presídios, com ajuda de pessoas fora. Em ambas as modalidades já houve registro de ocorrências, partindo de celulares com prefixo 85 (de Fortaleza), em 16 estados. Esta semana, o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, obteve a gravação de golpistas que pedem a compra de cartões telefônicos em uma suposta promoção do SBT. A promoção havia sido comunicada por meio de uma mensagem de celular de prefixo 85.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 652 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: José Fernando B. Arantes - 28/04/2009 15:20

Cuidado pessoal! Recebi uma mensagem referente à contemplação de um gol flex power(e quase cai) pelo "Show do SBT!" 27 anos de Domingo Legal. Eles pediram para adquirir produtos Nestlé (para disfarçar) e "produtos TIM" que no caso seria "creditos" no valor de R$ 200,00. Eles estão aprimorando o golpe, portanto cuidado!



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal