Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

23/12/2011 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Em 11 meses, cinco mil notas falsas de dinheiro foram apreendidas em MT

Ao todo, R$ 222 mil em dinheiro falso deixaram de circular no estado. Saiba quais cuidados devem ser tomados para identificar notas falsas.

Nos 11 primeiros meses deste ano foram apreendidas em Mato Grosso, cinco mil notas de dinheiro falsificadas. De acordo com o Banco Central, as notas somam R$ 222 mil. No país, Mato Grosso ocupa a 13ª posição no ranking de falsificação de dinheiro.

A preocupação aumenta neste período do ano, na véspera do Natal e Ano quando existe maior quantidade de dinheiro em circulação. A Polícia Civil dá um alerta a lojistas e consumidores sobre os perigos da receptação e repasse de notas falsas. Uma loja do centro de Cuiabá já caiu no golpe e tomou providências.

''Os nossos funcionários passam por um treinamento adequado para quando pegar as notas saber a coloração e selo de segurança'', disse o gerente de crédito, Laércio Ramos.

As atendentes de caixa utilizam uma caneta de teste que auxiliam na identificação e quando a nota é falsa, acaba ficando escura. ''É importante para não ter prejuízo na loja e pra mim, porque pela falta de atenção acaba descontando do salário'', explicou Natânia Tanno, atendente caixa.

Um perito da polícia civil explica que a moeda nacional possui 18 itens de segurança básica. ''A nota verdadeira tem a aspereza e a nota falsa não. Ela também tem um fio de segurança transversal. Já na nota falsa ela é impressa, simulando esse fio'', detalhou Arlindo Bergamim.

Previsto no artigo 289 do Código Penal, o crime de falsificação tem pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Além disso, a tentativa de colocar em uso notas falsas podem também acarretar em pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal